2021-12-23

HARDWARE

Produtos do Ano

Os produtos de 2021

Como em anos anteriores, o IT Channel nomeia aqueles que, para si, são os produtos do ano, lançados durante 2021, focando-se, este ano, na melhor impressora, no melhor portátil e no melhor tablet

Os produtos de 2021

Se 2020 foi um ano atípico, 2021 não deixou de o ser. Ainda que com uma situação pandémica um pouco mais estável, o ano não deixou de ter várias dificuldades que as empresas tiveram de enfrentar.

O processo de digitalização das organizações não para. Os equipamentos continuam a ser fundamentais para uma força de trabalho que, agora, é mais híbrida do que antes da pandemia.

Assim, as organizações continuam a ter várias necessidades. Ter um portátil de qualidade é imperativo para os colaboradores. Uma impressora, por exemplo, continua a ter lugar no escritório do futuro.

À semelhança de outros anos, o IT Channel elaborou a lista dos produtos do ano, lançados durante 2021, que considera que se destacam pela positiva em relação a outros concorrentes. Naturalmente, não quer isto dizer que os concorrentes não fizeram produtos de qualidade; apenas que estes são os produtos que, por uma razão ou por outra, mais se destacam.

Este ano, o IT Channel decidiu escolher um produto para cada uma das categorias: melhor impressora, melhor portátil e melhor tablet. Com um mundo cada vez mais híbrido, estas fazem parte das necessidades da larga maioria dos colaboradores.

As empresas continuam a precisar de imprimir e digitalizar no escritório moderno. Mesmo que o trabalho remoto tenha ‘tirado’ os colaboradores do escritório, isso não significa que a impressão vá terminar.

Já os portáteis são mais e mais importantes. A mobilidade que já existe – ou deveria existir – nas empresas obriga as organizações a olhar para os portáteis e a comprar dispositivos para que os seus colaboradores consigam trabalhar em qualquer lugar da mesma maneira que o fazem no escritório.

Por fim, o tablet não desapareceu e, em muitas situações, ainda é um dos dispositivos de eleição. Sendo uma verdadeira alternativa ao portátil – ou, no mínimo, um complemento – importa olhar para as necessidades dos colaboradores e perceber o que é que cada um precisa para realizar o seu trabalho o melhor possível.

Assim, as escolhas do IT Channel recaíram no HP OfficeJet Pro 9015e All-in-One como melhor impressora, no Lenovo ThinkPad X1 Carbon Gen 9 (2021) para melhor portátil e no Apple iPad (2021) para melhor tablet.

Naturalmente que esta pode não ser a melhor escolha para todas as organizações; cada empresa é um caso e cada organização sabe qual a sua estratégia, as suas necessidades e o orçamento disponível para cada um destes investimentos.

Nas próximas páginas poderá ler em detalhe cada um dos produtos, as suas especificações e o porquê de considerarmos que estes são, respetivamente, a melhor impressora, o melhor portátil e o melhor smartphone.

Melhor Impressora: HP OfficeJet Pro 9015e All-In-One

Depois de, no ano passado, o IT Channel ter designado a HP Neverstop como a melhor impressora de 2020, em 2021 a distinção continua na mesma marca, mas desta vez na OfficeJet Pro 9015e.

Apesar de um ano em que a realidade dos escritórios mudou, ainda existe a necessidade de manter equipamentos de impressão – sejam eles simples impressoras ou multifuncionais – nos escritórios. Mesmo que se possa imprimir menos, a verdade é que existe sempre necessidade de imprimir um documento, uma apresentação ou outro tipo de informação que, por uma razão ou por outra, tem de estar em papel e não apenas no mundo digital.

Esta é uma multifunções a cores que foi desenhada para pequenos grupos de trabalho ou escritórios com uma carga de impressão leve ou média. A 9015e conta com um ADF automático de 35 folhas para cópia, scanning e fax de ambos os lados sem intervenção do utilizador e uma bandeja para um máximo de 250 folhas. O ciclo de impressão mensal máximo é de 25 mil páginas, com um volume mensal recomendado a rondar as 1.500 páginas.

O painel de controlo desta multifunções consiste num ecrã tátil de 2,7 polegadas sem botões de suporte ou teclas de navegação. Ainda que o ecrã seja o suficiente para a larga maioria das necessidades, podem existir ícones que podem ser demasiado pequenos para tocar confortavelmente. No entanto, tudo no ecrã pode ser configurado através do servidor web incorporado da HP e que está carregado no firmware da maioria dos equipamentos de impressão da HP.

Em termos de conexões, que são cada vez mais importantes quando se fala de impressoras e multifunções, a 9015e conta com conectividade de Ethernet, Wi-Fi, Wi-Fi Direct e o tradicional cabo USB. Depois, também é possível utilizar outros serviços, como o próprio HP Smart App – que fornece drivers e uma interface padrão para conectar e gerir impressoras HP em várias plataformas, como Android, Windows, macOS e iOS –, Apple AirPrint e Mopria. Para além disso, também é possível ligar diretamente uma unidade USB para fazer a impressão de documentos, por exemplo.

No campo da segurança – até porque este tipo de equipamentos são, muitas vezes, portas de entrada para a rede de uma organização – a OfficeJet Pro 9015e inclui uma firewall para controlar tráfego indesejado, Wi-Fi direto seguro e secure boot com Wi-Fi self-healing.

Simultaneamente, também é possível bloquear e proteger o equipamento com password no painel de controlo e no servidor web embebido.

Esta multifunções conta, também, seis meses de HP+ com Instant Ink. Este é o serviço da HP que encomenda consumíveis ainda antes destes terminarem e são entregues à porta do cliente. O HP+, estando ligado à cloud, garante que o equipamento está sempre atualizado, seguro e pronto para imprimir a partir de qualquer lugar.

Para empresas que não têm uma grande necessidade de impressão, esta é, possivelmente, das melhores opções disponíveis no mercado, com custos de utilização relativamente baixos.

Melhor Portátil: Lenovo ThinkPad X1 Carbon Gen 9 (2021)

Uma vez mais, a distinção de melhor portátil é entregue à Lenovo e, desta vez, à nona geração do ThinkPad X1 Carbon. Este é um portátil clássico para o utilizador empresarial. Presente numa categoria muito própria, o ThinkPad X1 Carbon foi pensado para todas as necessidades empresariais atuais.

O ThinkPad X1 Carbon Gen 9 está disponível em Portugal com diferentes configurações com um preço a começar nos 1.859 euros. A versão mais barata conta com um processador Intel Core i5 de 11.ª geração e 8GB de memória RAM. Já vem equipado com o Windows 11 e conta com um disco SSD M.2 de 256GB.

A versão ‘do meio’ tem um custo a partir de 2.069 euros e incorpora um processador Intel Core i7 de 11.ª geração e memória RAM de 16GB. O armazenamento SSD M.2 é de 1TB. Já a versão mais cara, com um custo a começar nos 2.219 euros, conta com o mesmo processador e armazenamento, mas a memória RAM tem 32GB.

O X1 Carbon introduziu o Dolby Voice para experiências de conferência superiores, potenciando a tecnologia de áudio espacial que separa as vozes para uma reunião mais natural e menos cansativa ao utilizar serviços compatíveis. O Dolby Voice também otimiza o desempenho do altifalante e do microfone com recursos como nivelamento ágil para se ajustar automaticamente a vozes mais baixas ou distantes e eliminação de ruído que reduz barulhos de fundo indesejados e eco, independentemente da plataforma de reunião que esteja a utilizar. A produtividade é ainda mais aperfeiçoada com o reconhecimento de voz melhorado para assistentes de voz.

Em termos de monitores, a Lenovo procurou aperfeiçoar e reduzir a luz azul para diminuir o cansaço visual. As novas proporções de ecrã 16:10 ou 3:2 também oferecem mais pixéis por espaço, aumentam as proporções ecrã-corpo e podem melhorar a produtividade com melhor distribuição do conteúdo pelo ecrã.

O portátil projetado na plataforma Intel Evo, equipado com processadores Intel Core de 11.ª geração e com gráficos Intel Iris Xe, para oferecer velocidade e inteligência aperfeiçoada. Ao trabalhar em conjunto com as soluções de segurança ThinkShield, o Intel Hardware Shield, disponível exclusivamente na plataforma Intel vPro, fornece uma proteção de PC baseada em hardware integrada para uma produtividade comercial mais segura.

A segurança e as ComputerVision Experiences (CVx) foram ainda mais aperfeiçoadas com a adição da Human Presence Detection para login sem toque através do reconhecimento facial do Windows Hello e também bloqueia o sistema quando os utilizadores se afastarem.

Estes novos recursos, combinados com duração melhorada da bateria, display opcional PrivacyGuard ePrivacy que ajuda a proteger os utilizadores de olhares indiscretos e PrivacyAlert que os avisa quando estão a olhar por cima do ombro, trazem o novo CVx a um nível mais alto de envolvimento. Integrar a impressão digital no botão liga / desliga ajuda na eficiência, combinando duas funções numa única ação.

Por fim, os modelos ThinkPad X1 Carbon Gen 9 incluem opções prontas para 5G que permitem velocidades de conexão WAN wireless (WWAN) mais rápidas. Se o utilizador não estiver numa área habilitada para 5G, o módulo também oferece suporte a redes 4G-LTE e os utilizadores beneficiam da tecnologia preparada para o futuro conforme a implementação da infraestrutura impulsionada por 5G.

Melhor Tablet: Apple iPad (2021)

O tablet tem vindo a ganhar alguma importância no mercado empresarial. Apesar de ainda não estar nos mesmos níveis do que era expectável quanto o produto foi comercializado pela primeira vez, o tablet não é totalmente irrelevante.

Para 2021, o melhor tablet para a redação do IT Channel é a versão de 2021 do Apple iPad, tablet sobejamente conhecido pelo grande público. Este dispositivo entrega um bom nível de performance e uma câmara frontal muito boa a um preço relativamente baixo, sendo uma opção a ter em conta para uma grande variedade de utilizadores.

Aquela que é a nona geração de iPad não inclui grandes surpresas, mas a qualidade do produto é sobejamente conhecida do grande público. Um dos destaques vai, na verdade, para o preço, até porque foi o iPad mais barato no momento de lançamento, ultrapassando vários modelos Android em termos de custo-funcionalidades.

O iPad de 2021 conta com um ecrã de 10,2 polegadas, é leve e conta com um botão Touch ID, algo que desapareceu noutras versões do tablet da Apple. O modelo base conta com 64GB de armazenamento interno, existindo, no entanto, modelos com 256GB de armazenamento. Em termos de redes, também é possível contar com uma conectividade LTE (não existe versão 5G disponível), para além da tradicional rede Wi-Fi. O true tone ajusta a temperatura de cores do ecrã para que seja possível ver qualquer conteúdo confortavelmente em qualquer luz.

O Apple iPad de 2021 conta com o processador A13 Bionic que foi criado para uma “maior rapidez e fluidez” e o dispositivo permite um aumento de 20% da velocidade da GPU e oferece o desempenho gráfico de que a maioria dos utilizadores necessita. Se o utilizador não precisar de realizar tarefas que sejam muito intensivas para o processador, o iPad em questão tem poder suficiente para realizar a larga maioria das tarefas.

Para além de ser possível ligar um smart keyboard para escrever, os utilizadores podem usar o Apple Pencil que, segundo a própria empresa, “é tão natural como escrever com uma caneta em papel” e que “a diferença está na capacidade de tornar o texto manuscrito tão versátil como o texto digitado”.

Por fim, a nova câmara. A Apple deixou de utilizar a câmara frontal de 1,2 MP e passou a utilizar uma lente ultra-wide de 12MP com um ângulo de visão de 122º que funciona bem em quase todos os cenários de luz, uma melhoria significativa em relação a anteriores modelos e que permite realizar videoconferências com qualidade de imagem. Por outro lado, o sensor traseiro mantem-se o que já existia em versões anteriores, com uma qualidade de 8MP.

Naturalmente que diferentes utilizadores têm diferentes necessidades e, para muitos, a versão ‘simples’ do iPad não é suficiente, precisando mesmo do iPad Pro. No entanto, de uma maneira geral – e tendo em conta como é que os tablets são hoje utilizados, a versão de 2021 – ou a nona geração – do iPad é um tablet a ter em conta no momento de comprar este tipo de equipamento – seja pelas funcionalidades ou mesmo pelo preço.

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1
HARDWARE

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1

LER MAIS

Lenovo lança novas soluções para salas de reunião inteligentes
HARDWARE

Lenovo lança novas soluções para salas de reunião inteligentes

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.