2018-8-28

HARDWARE

Novo modem 5G da Samsung é o primeiro compatível com os padrões da 3GPP

O Samsung Exynos Modem 5100 é totalmente compatível com o Release 15 da 3GPP (3rd Generation Partnership Project), o mais recente padrão 5G New Radio (5G-NR)

Novo modem 5G da Samsung é o primeiro compatível com os padrões da 3GPP

Desenvolvido com tecnologia de processamento de 10 nanómetros (nm) de baixo consumo energético, o novo modem da Samsung também suporta tecnologias de acesso rádio (RAN) incorporado num único chip.

“A projeção da Samsung no setor das tecnologias de comunicação e o know-how reconhecido no mercado permitiu-nos desenvolver o primeiro Modem 5G do mercado, o Samsung Exynos Modem 5100, que cumpre com os mais recentes padrões da 3GPP”, afirma o presidente e diretor de System LSI Business na Samsung Electronics, Dr. Inyup Kang. “À medida que a indústria prepara a mudança para o 5G, a Samsung continuará a ser impulsionadora do desenvolvimento de ideias inovadoras e de novos serviços para aplicações móveis e outras indústrias emergentes”.

A Samsung conduziu com sucesso um teste de chamada de dados 5G-NR em modo OTA (over-the-air), num ambiente sem fios utilizando uma estação 5G e o protótipo de um equipamento para utilizador final, também com rede 5G, incorporado com o Samsung Exynos Modem 5100. Uma vez que o teste simulou condições reais de rede de telemóvel, será possível assistir a um mais rápido desenvolvimento e comercialização de dispositivos móveis 5G que incluam este novo modem. A Samsung está também a trabalhar em conjunto com várias operadoras e parceiros móveis globais para trazer ao mercado as comunicações móveis 5G, o mais rapidamente possível.

O Samsung Exynos Modem 5100 suporta os espetros sub-6GHz e mmWave especificados no padrão 5G da 3GPP, bem como: 2G GSM / CDMA, 3G WCDMA, TD-SCDMA, HSPA e 4G LTE, com uma solução com um único chip. Como se espera, a rede 5G será inicialmente implementada em infraestruturas de rede existentes e a implementação comercial beneficiará do seu design de chip único que maximiza a eficiência e a segurança da transmissão de dados entre outras redes de comunicação.

O modem fornece uma velocidade máxima de downlink de até 2 gigabits por segundo (Gbps) nas configurações de 5G sub-6-gigahertz (GHz) e 6Gbps em configurações mmWave, que equivale a cerca de 1,7 e 5 vezes a velocidade de transferência de dados do seu antecessor, respetivamente. Uma comunicação de dados rápida e estável também pode ser protegida em redes 4G com a velocidade de downlink de 1.6Gbps.

Espera-se que a capacidade de transmitir dados de grande volume e de comunicação de baixa latência em tempo real da rede 5G ofereça novas experiências ao utilizador, não apenas em dispositivos móveis, mas também em áreas como s IoT, vídeos de ultra alta resolução, hologramas, inteligência artificial (IA) em tempo real e condução autónoma.

O Samsung Exynos Modem 5100 também está disponível com soluções de circuitos integrados de radiofrequência (RFIC), Envelope Tracking (ET) e circuitos integrados de gestão de energia (PMIC), e estará disponível até o final de 2018.

ARTIGOS RELACIONADOS

União Europeia quer 5G operacional em 2020
REDES

União Europeia quer 5G operacional em 2020

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1
HARDWARE

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1

LER MAIS

Lenovo lança novas soluções para salas de reunião inteligentes
HARDWARE

Lenovo lança novas soluções para salas de reunião inteligentes

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.