2014-12-10

HARDWARE

Novo conversor de frequência variável PowerXL DG1 da Eaton

A empresa Eaton disponibiliza a sua nova gama de conversores de frequência variável PowerXL DG1 como solução para as exigentes aplicações de automação industrial e de edifícios com potencias de 0,55 a 160 kW

Novo conversor de frequência variável PowerXL DG1 da Eaton

Com o PowerXL DG1, a Eaton disponibiliza conversores de frequência variável para as aplicações de automação industrial e de edifícios mais exigentes, com gamas entre 0,55 e 160 kW.

Com características como um algoritmo de energia optimizado, capacidade de corrente de curto-circuito extrema, funcionalidade ampla e integrada e fácil utilização, estes dispositivos permitem a implementação de equipamento eléctrico, sistemas e maquinaria pelos utilizadores com maior eficiência, segurança e fiabilidade. Com o PowerXL DG1, a Eaton disponibiliza conversores de frequência variável para as aplicações de automação industrial e de edifícios mais exigentes, com gamas entre 0,55 e 160 kW

Todos os modelos incluem interfaces padrão para Ethernet IP, Modbus TCP, Modbus RTU e BACnet MS/TP. Também podem ser usadas placas de encaixe para ligação a Profibus DP, CANopen, DeviceNet, ProfiNet e LonWorks, bem como ao inovador sistema de comunicação e cablagem de painel vertical SmartWire-DT, da Eaton.
Adicionalmente, os dispositivos oferecem várias saídas e entradas digitais e analógicas, bem como três relés, oferecendo assim mais opções de ligação.

O manuseamento baseia-se no mesmo conceito conhecido e com provas dadas de outros conversores de frequência variável PowerXL (DC1 ou DA1). Para muitas aplicações, o instalador pode assim colocar o dispositivo a funcionar no local, imediatamente após ser retirado da caixa, sem ser necessária uma definição considerável de parâmetros. No seu ecrã LCD de cinco linhas com orientação por menus simplificada são apresentados códigos tipo auto-explicativos, bem como apenas 14 parâmetros padrão, que simplificam ainda mais a colocação em funcionamento dos conversores em aplicações exigentes.

O teclado de membrana tem duas teclas de configuração livre e três LED para resumir o estado do dispositivo. Os elementos de operação podem ser instalados localmente no dispositivo ou remotamente. Alternativamente, a Eaton disponibiliza uma opção de configuração ergonómica que usa o inovador software InControl, que também é adequado para a monitorização e registo de dados.

O software de acionamento instalado em todos os conversores de frequência DG1 apresenta permite optimização ativa do consumo de energia, gestão dinâmica de energia em caso de feedback, um assistente de início rápido, diferentes blocos funcionais para aplicações padrão (sistemas com várias bombas, controlo de ventiladores, vários PID, múltiplas utilizações), funções de segurança, bem como Binário de Segurança desligado (STO) e relógio de tempo real. No que se refere ao consumo de energia, a Eaton foi bem sucedida na redução da energia necessária para o acionamento de motores na ordem dos 2 a 10%.

O DG1 apresenta uma capacidade de resistência a sobrecargas de 110% para binários variáveis e de 150 % para binários constantes. O valor da corrente de curto-circuito dos conversores de frequência a 100 kAIC está bastante acima da média. Graças a um mecanismo de indução CC, o conversor de frequência apenas possui uma componente harmónica muito pequena, para que o utilizador não necessite de elementos externos adicionais. Filtros de CEM (C2) são também componentes padrão em todos os dispositivos.

A gama de conversores de frequência está disponível em seis tamanhos com a classe de proteção IP21 para todas as caixas. Para condições ambientais mais rigorosas ou para operação remota, as caixas podem ser adaptadas à classe IP54 com um kit de conversão. O intervalo de temperatura de funcionamento do DG1 vai de 35 a 50 °C graças a um modo de aquecimento especial. Com limitação das especificações, pode ser operado a até 60 °C.

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Epson lança impressoras com tecnologia sem calor para melhor desempenho e sustentabilidade
HARDWARE

Epson lança impressoras com tecnologia sem calor para melhor desempenho e sustentabilidade

LER MAIS

Lenovo lança novos ThinkCentre com capacidades de IA
HARDWARE

Lenovo lança novos ThinkCentre com capacidades de IA

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.