2015-7-16

HARDWARE

Micro datacenter: uma mera questão de espaço?

Micro não significa irrelevante. E também não é só uma questão de dimensão - mais do que pela forma, um micro datacenter define-se pelo conteúdo, havendo um mercado emergente pronto a adotar este tipo de solução.

Micro datacenter: uma mera questão de espaço?

A questão é lançada por Mark Hurley, executive manager da Schneider Electric, num blog post onde explica que existe um mercado emergente para este tipo de datacenter. Mas como defini-lo, ao certo? “O problema é que aquilo que é pequeno para uma pessoa pode ser grande para outra. Por exemplo, os gigantes tecnológicos da Internet estão a construir infraestruturas que têm 50-100 megawatts de capacidade. Para eles, um datacenter de 1 megawatt é pequeno. Mas significa que é micro? Nem por isso”.

Ainda a propósito da subjetividade, Hurley destaca que há quem entenda estas infraestruturas como datacenters micro modulares. “Isto parece referir-se a uma datacenter inserido num contentor pré-fabricado e deixado no meio do deserto ou noutra localização remota. Há também quem esteja a utilizar a expressão para se referir ao deployment de um pequeno datacenter dentro de um edifício de escritórios. Neste caso, assemelha-se a um datacenter tradicional que é simplesmente utilizado numa escala mais pequena”.
O executivo da Schneider Electric salienta que a dimensão física não é o mais importante nesta questão - igualmente relevante é “a quantidade de equipamento de TI que pode ser suportado em termos de capacidade de KW”.

O fabricante definiu que um micro datacenter é um infraestrutura independente, com um ambiente de computação seguro que inclui todo o armazenamento, processamento e conectividade exigidos para o funcionamento das aplicações do cliente. “O micro datacenters são montados e testados num ambiente de fábrica e enviados num único invólucro que inclui toda a alimentação necessária, todas as ferramentas DCIM, refrigeração e segurança”.

Hurley destaca que, para a Schneider Electric, um micro datacenter com uma infraestrutura que inclua entre 1 a 10 IT “é necessário para servir um mercado emergente que está à procura de soluções cujo deployment seja rápido e adequado para uma ampla base de aplicações que exijam baixa latência e/ou elevada largura de banda”.

Esta solução chave-na-mão pode ter diversos tamanhos e form factors, adequando-se a ambientes de escritório, mas também exteriores. “Estão concebidos para minimizar o investimento inicial, reduzir a pegada ecológica e consumo energético e para aumentar a rapidez do deployment”, conclui Mark Hurley. 

Recomendado pelos leitores

Bose lança novos auscultadores abertos
HARDWARE

Bose lança novos auscultadores abertos

LER MAIS

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X
HARDWARE

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.