2015-1-29

HARD

Mercado de PCs dispara na Europa liderado por Portugal e Espanha

Depois da IDC, é a vez da Context a avançar com dados do Q4 a nível europeu, que confirmam o bom momento de vendas de PCs, tanto para notebooks como para desktops. Por outro lado, os tablets não parecem estar a corresponder às expetativas dos consumidores e o número de unidades vendidas decresceu 9%. De acordo com o relatório da Context, tal pode estar relacionado com experiências insatisfatórias dos utilizadores com o Android nos dispositivos low-end.

Mercado de PCs dispara na Europa liderado por Portugal e Espanha

O mercado da Europa ocidental terá crescido 20%, com 23.9% no mercado do consumo e 14.9% no mercado empresarial.

Os dados da Context referem-se a vendas no canal de distribuição, o que pode não abarcar uma parte das grandes vendas empresariais, mas genericamente corroboram os dados preliminares avançados pela IDC; as vendas de PC dispararam no Q4 e Espanha lidera com uma subida homóloga de 40%.

Embora os dados finais do Q4 da IDC só sejam divulgados em Fevereiro, o jornal económico Cinco Dias (El Pais) teve acesso a esse relatório que, de acordo com o publicado, colocava Portugal no 2º lugar europeu em crescimento com + 31,3%.

As principais cadeias de retalho em Portugal confirmaram ao IT Channel que existiu uma forte procura no último trimestre (leia a análise na próxima edição do Jornal).

Ainda de acordo com o relatório agora conhecido da Context, o mercado da Europa ocidental terá crescido 20%, com 23.9% no mercado do consumo e 14.9% no mercado empresarial. Por tipologia, os notebooks cresceram 23.4% e os desktops 10.9% .

No mercado empresarial, a Context afirma que a migração do Windows XP foi particularmente lenta durante a metade do ano, tendo apenas no Q4 acelerado a venda de hardware para empresas.

Sobre o mercado doméstico a Context afirma que o crescimento
tendo ocorrido em todos os segmentos foi particularmente forte na oferta de PCs entry-level abaixo dos 250€, que representaram 27,4% do mercado do consumo contra 8,3% no ano passado.

Outro segmento em crescimento são os híbridos (2 em 1), que já representam 10,2% das vendas no consumo.

Os tablets terão decrescido 9%, e a empresa de pesquisa de mercado atribui este cenário, essencialmente, a um grande volume de pré-ordens no low-end no Natal passado, cujos stocks demoraram a sair do canal pela insatisfação e limitação dos utilizadores com o Android, o que provocou uma queda de 21.9%  este ano. Mas nos segmentos mais altos dos tablets, onde estão incluídos os Windows 8/8.1 e o iPads, existiu um crescimento moderado.

Recomendado pelos leitores

Acer expande linha Aspire AI com novos portáteis Copilot+ com foco em IA
HARD

Acer expande linha Aspire AI com novos portáteis Copilot+ com foco em IA

LER MAIS

Dell e NVIDIA reforçam aposta em IA empresarial com novos servidores, software e serviços
HARD

Dell e NVIDIA reforçam aposta em IA empresarial com novos servidores, software e serviços

LER MAIS

Motorola lança campanha com ofertas tecnológicas para reforçar aposta no ecossistema pessoal
HARD

Motorola lança campanha com ofertas tecnológicas para reforçar aposta no ecossistema pessoal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 118 JUNHO 2025

IT CHANNEL Nº 118 JUNHO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.