2017-9-05

HARDWARE

IFA 2017: Nova câmara da Ricoh grava vídeos 360º com áudio espacial imersivo

A Ricoh Theta V é a mais redente adição à série Theta e permite a captura de vídeos 360º com tecnologia 4K e gravação áudio espacial imersiva, além de transferência de imagens em alta velocidade

IFA 2017: Nova câmara da Ricoh grava vídeos 360º com áudio espacial imersivo

A câmara está preparada para fazer fotografias que permitem capturar imagens ambiente de 360º, como forma de transmitir uma experiência aos utilizadores semelhante a se estes estivessem no local. Devido ao rápido crescimento do mercado da realidade virtual (VR), a expansão das redes sociais que suportam imagens de 360º esféricas e o aumento da necessidade deste género de imagens no mercado profissional, espera-se que a procura de dispositivos com estas características cresça ainda mais num futuro próximo.

Nesse sentido, a Ricoh aposta nesta nova câmara, que se apresenta com um design leve e compacto, permite transferência em alta velocidade de dados e oferece uma qualidade de som de gravação compatível com o som espacial de 360º e gravação de vídeo com tecnologia 4K. A Theta V consegue conetar-se aos dispositivos móveis via Bluetooth ou Wireless LAN para adaptar-se às preferências do utilizador. Conta ainda com um sistema operativo expansível que permite incorporar melhorias futuras no rendimento através de atualizações de firmware.

Para este novo equipamento, a Ricoh apostou numa série de melhorias, onde se inclui o consumo de bateria e a qualidade das imagens, bem como a integração de um novo sensores de imagem que suporta a leitura dos dados de disparo de alta velocidade, e a plataforma Qualcomm Connected Camera com um processador Qualcomm Snapdragon.

Além disso, foi alterada por completo a precisão da exposição e o algoritmo de equilíbrio de brancos, devido à combinação da tecnologia de processamento de imagens desenvolvida e a melhoria das câmaras de alto rendimento que incluem a câmara reflex digital da Ricoh (SLR) e os modelos GR. Agora, também se obtém uma representação mais precisa e natural de imagens esféricas de 360º de alta definição com uma saída aproximada de 14.0 megapíxeis efetivos para imagens fixas, inclusivamente em modo automático. Os utilizadores podem publicar diretamente um post com as imagens esféricas em 360º no Facebook e Line, ou fazer upload para o site theta360.com e partilhá-las nas redes sociais como o Twitter ou Tumblr. Uma única imagem recortada também pode ser partilhada no Instagram e é possível enviar excertos de vídeos esférico a um canal de YouTube de 360º e imagens ao Google Maps.

A câmara permite capturar vídeos de 360º de alta definição a 30 fotogramas por segundo com uma resolução de 3840 x 1920 pixéis, o que é equivalente a 4K. Os utilizadores podem desfrutar de um maior realismo, criando conteúdo de vídeo imersivo da realidade virtual e vê-lo num ecrã maior. Além de suportar o formato H.264 para a gravação de vídeo, também aceita o standard de compressão de vídeo mais recente: H.265.

A câmara tem um microfone de quatro canais integrado que suporta a gravação de áudio espacial de 360º. A gravação de áudio omnidirecional incluída, tanto no sentido horizontal como também vertical, permite reproduzir o mesmo som e vídeo de onde foi gravado, agregando o vídeo de 360º e o áudio num só. Utilizando o acessório “3D microfone TA-1” (opcional) os utilizadores poderão captar o som natural com um grande volume de informação a baixa ou alta frequência.

Recomendado pelos leitores

Bose lança novos auscultadores abertos
HARDWARE

Bose lança novos auscultadores abertos

LER MAIS

Canon expande gama de equipamentos refabricados com nova multifunções
HARDWARE

Canon expande gama de equipamentos refabricados com nova multifunções

LER MAIS

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.