2017-11-13

HARDWARE

Águas do Porto e Decunify juntas na modernização das infraestruturas da empresa municipal

Decunify implementa soluções em toda a infraestrutura de suporte à operação e gestão de rede

Águas do Porto e Decunify juntas na modernização das infraestruturas da empresa municipal

A Águas do Porto gere todo o ciclo urbano da água e assegura que esta chega aos cidadãos do concelho com elevados níveis de qualidade. A área de atuação da empresa engloba, de forma integrada, o ciclo de água tendo como missão garantir uma gestão completa e eficaz. Em termos tecnológicos, a empresa desenvolveu um projeto de modernização da sua infraestrutura de comunicações, com o objetivo de preparar a implementação de uma plataforma tecnológica, como ferramenta de apoio à decisão operacional e comunicação.

A Águas do Porto identificou três fases prioritárias para o projeto: “Na primeira fase pretendeu-se modernizar a sala de comando, a fase seguinte envolveu a restruturação da rede de dados e, mais tarde, todo o Data Center”, explica Pedro Vieira, Diretor de Sistemas de Informação e de Inovação na Águas do Porto.

 

O desafio

A sala de comando da Águas do Porto desempenha um papel fundamental na gestão do dia-a-dia da empresa e esta deparava-se com a incapacidade de gerir, de forma estável, o sistema de apoio à operação, no terreno. Aliada a esta realidade, existia ainda uma forte preocupação com a eficiência energética e questões ambientais. Segundo Sérgio Queirós, gestor de projeto da Decunify, as “principais vulnerabilidades identificadas, tanto na sala de comando como no restante edifício, encontravam-se ao nível da fiabilidade e performance da rede de dados”.

No data center existente, verificou-se que os sistemas de alimentação ininterrupta de energia (UPS) e unidades de frio já não asseguravam a capacidade e resiliência que um ambiente desta natureza exige. A construção de um novo Data Center, no mesmo local do existente, era um dos maiores desafios pois, como relata Sérgio Queirós, “havia a necessidade de garantir a continuidade da operação da empresa, de forma ininterrupta, em simultâneo com a reformulação de componentes críticos”.  

 

A solução

O projeto de modernização da Águas do Porto deu origem à reformulação da rede de dados – tanto ao nível da cablagem estruturada como ao nível dos switches de acesso e de uma nova infraestrutura de alimentação de energia – e à nova sala de comando, suportada por um grupo gerador de emergência. Este espaço contou, ainda, com a instalação de meios de visualização, para suporte à monitorização e controlo das operações da empresa.

Ao nível do data center, o projeto implicou a desmontagem da infraestrutura já existente, o que requereu um planeamento prévio detalhado de todas as atividades, incluindo medidas de contingência e planos de “rollback”, que tinham como objetivo garantir que a operação da empresa nunca seria afetada.

A construção do novo data center incluiu uma estrutura com paredes, tetos e pavimento constituídos por materiais de última geração, em termos de segurança e eficiência energética, que obedecem a normas europeias. Já no seu interior, instalaram-se novos bastidores, UPS, sistemas de frio de proximidade, sistema automático de extinção de incêndio e diversos outros equipamentos, na área da monitorização ambiental e da segurança.

 

Os resultados

A implementação de uma solução moderna que garantisse, do ponto de vista físico, a estabilidade e fiabilidade necessárias a uma empresa que trabalha todos os dias e a todas as horas, era um ponto fundamental à implementação da plataforma tecnológica da Águas do Porto.

Com a implementação deste projeto, houve um aumento da eficiência e da capacidade de gestão da operação. “Do ponto de vista prático, deixámos de ter problemas de interrupções de comunicações, de energia, de acesso a dados, que eram gerados pela falta de organização dos nossos sistemas que tinham crescido organicamente nos últimos 20 anos”, revela Pedro Vieira.

Através desta reorganização foi notória a diminuição significativa de incidentes além de “uma maior robustez” das operações, tal como refere o diretor de sistemas de informação da Águas do Porto.

A Decunify, como parceira da Águas do Porto, implementou estas soluções, tendo como objetivo principal proporcionar um aumento da eficácia e significativa melhoria da eficiência, que deram resposta às carências e dificuldades existentes, e que resultaram num real valor acrescentado para o seu cliente. Para Sérgio Queirós, o resultado foi extremamente positivo e registaram-se, de imediato, “inúmeras melhorias que fizeram com que a equipa de IT da Águas do Porto tivesse menos preocupações e mais tempo disponível para a gestão de outras tarefas igualmente críticas”.

 

Recomendado pelos leitores

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial
HARDWARE

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial

LER MAIS

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6
HARDWARE

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6

LER MAIS

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook
HARDWARE

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.