2017-3-01

HARD

Adoção de smartphones em Portugal triplicou em quatro anos

Um estudo encomendado pela Google dá conta de que em todo o mundo a adoção de smartphones duplicou nos últimos quatro anos. Em Portugal,o crescimento foi ainda mais expressivo

Adoção de smartphones em Portugal triplicou em quatro anos

A adoção de smartphones a nível global duplicou em apenas quatro anos revela um novo estudo da Google. Durante cinco anos, num estudo encomendado pela Google, a empresa de estudos de mercado Kantar TNS entrevistou consumidores de todo o mundo sobre os seus hábitos na internet. As respostas revelam que, em poucos anos, a Internet trouxe alterações profundas nos seus hábitos e na sua vida quotidiana.

Em 2012, um em cada três consumidores (33%) de 40 mercados tinha acesso a um smartphone. Quatro anos mais tarde, a percentagem subiu vertiginosamente para 70%. Hoje, em Portugal, 59% usam um smartphone, um valor que contrasta com os 18% registados há 5 anos revelando um crescimento assinalável.

Para a maioria dos portugueses, a maior mudança nos últimos cinco anos foi provavelmente o seu smartphone. Embora o crescimento da utilização dos smartphones se tenha verificado em todas as faixas etárias, são os mais jovens os que mais o utilizam. Para a faixa etária abaixo dos 25 anos, o smartphone tornou-se num dispositivo para: aceder às redes sociais (83%); encontrar informação nos motores de busca (67%); ver vídeos (75%) e compras online (3%); e procurar por informação sobre os produtos (46%)

Em todo o mundo, quase um terço dos utilizadores de smartphones disse aceder à internet mais frequentemente através de um smartphone do que através de um computador ou tablet. Em Portugal, este número atinge os 23%.

 

Mais dispositivos por pessoa

Em simultâneo, as pessoas estão a utilizar cada vez mais dispositivos. Em 2012, a Google perguntava aos portugueses se utilizavem smartphones, tablets e computadores. Nessa altura, 52% da população usava um destes dispositivos, 15% usavam dois e 3% os três dispositivos. Cinco anos depois, 23% usam os três dispositivos. Outros dispositivos revelam também taxas de adoção assinaláveis: 27% disseram utilizar televisão com acesso à Internet (a chamada Smart TV).  

Durante cinco anos, a Google e a Kantar TNS realizaram mais de 625 mil entrevistas a consumidores de todo o mundo.

Recomendado pelos leitores

HP lança mais de 80 novos produtos e aposta na inteligência artificial para transformar o futuro do trabalho
HARD

HP lança mais de 80 novos produtos e aposta na inteligência artificial para transformar o futuro do trabalho

LER MAIS

Motorola lança o seu primeiro smartphone com IA integrado
HARD

Motorola lança o seu primeiro smartphone com IA integrado

LER MAIS

Samsung lança novos tablets com funcionalidades de IA
HARD

Samsung lança novos tablets com funcionalidades de IA

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.