2014-1-02

ENTREVISTA

Entrevista

Tem a Palavra... Diogo Franca - IBM Portugal

Com um modelo business oriented para o parceiro de negócio, com foco no cliente final, a IBM tem uma estratégia de canal muito forte e esta solução visa também ajudar os parceiros a gerar oportunidades de TI.

Para lhe dar conhecimento desta forma de apoio a Parceiros, fomos entrevistar Diogo Franca, Director da Divisão Financeira da IBM Portugal.

IT Channel (ITC) – Qual é o modelo do IBM Global Financing? Estamos a falar de modelos de leasing/empréstimo?
Diogo Franca (DF) - Não, falamos de modelos baseados em contratos de aluguer e planos de pagamento ajustados às necessidades financeiras dos clientes.
Na realidade, há mais de 30 anos que o IBM Global Financing (GF) ajuda empresas de todo o mundo a adquirir soluções de TI que vão fazer a diferença na actividade e crescimento de negócio. As soluções que o GF apresenta permitem que as empresas reservem o dinheiro que têm em caixa para as necessidades mais estratégicas e operacionais de negócio, e consigam obter ao mesmo tempo as soluções de TI que necessitam sem afectar o orçamento.
Neste sentido, ajudamos os clientes a reduzir o investimento total reservado para a aquisição de tecnologia oferecendo preços competitivos, através da possibilidade de aluguer de equipamentos ou a partir de um plano de pagamentos adequado no caso de aquisição.
É também importante referir que as soluções de GF oferecem flexibilidade de prazos e de pagamentos, o que pode ser um trunfo quando se querem atingir determinados objectivos num projecto, mas existem alguns constrangimentos financeiros para o conseguir. Desta forma, a IBM pode ajudar a acelerar a implementação do projecto.


ITC – Estes modelos são cada vez mais importantes para o crescimento e competitividade das nossas empresas?
DF - As empresas precisam claramente de investir para se manterem competitivas e tomarem decisões estratégicas mais eficientes de modo a obterem os benefícios desejados. Nenhuma empresa, independentemente da sua dimensão, deve ficar para trás em termos de inovação e tecnologia, uma vez que existem agora métodos alternativos, como o aluguer de equipamentos ou a definição de um plano de pagamentos.
A redução de custos é hoje, mais do que nunca, uma preocupação importante nas organizações, o que pode ser atingido com a aquisição da tecnologia certa. De acordo com um estudo recente da consultora Gartner, os CEOs vêem a redução de custos como a mais alta prioridade para a empresa. Mesmo os directores de Marketing encaram os custos/despesas como o maior inibidor para adquirir tecnologia de ponta em projectos de marketing de modo a impulsionar o crescimento do negócio e a transformação da área que lideram.
Não nos esqueçamos, no entanto, que alguns clientes só muito tarde se apercebem do risco que implicitamente acabam por assumir ao optar por soluções que, embora possam traduzir um benefício mais económico no muito curto prazo, acabam por expor as empresas a um grau de risco inaceitável para a sua operação, comprometendo inclusivamente a sobrevivência.

ITC – É um modelo business oriented para o parceiro de negócio com foco no cliente final? E em quanto tempo dão uma resposta ao parceiro/cliente?
DF - É um modelo com foco nos clientes. A IBM tem uma estratégia de canal muito forte e esta solução também vai ajudá-los a fechar oportunidades de TI. O tempo estimado, em média, para responder aos nossos clientes é de minutos a um máximo de 48 horas, o que irá, sem dúvida, por um lado, facilitar o negócio dos parceiros e, por outro, responder de forma mais célere aos pedidos dos clientes.

ITC – As contratações de financiamento são sobretudo para a aquisição ou actualização/reutilização de produtos? E que produtos estão abrangidos? Hardware, Serviços e Software também? Só da marca IBM? Ou IBM e outras marcas?
DF - A IBM oferece um plano de pagamentos para a aquisição de hardware, de soluções de software e serviços da IBM e de outros fabricantes de TI. Há também a possibilidade de usufruir de um serviço completo para outros activos, incluindo a reutilização/revenda ou eliminação dos equipamentos.
Oferecemos planos flexíveis, com preços competitivos para as empresas de todas as dimensões e em todos os sectores de actividade, com a possibilidade de alugar ou adquirir equipamentos através de um plano de pagamentos.
Oferecemos planos completos para todo o ciclo de vida dos equipamentos, opções de pagamento mensais, trimestrais ou anuais, e ainda ferramentas de gestão de ativos para ajudar a optimizar e controlar o equipamento alugado.
Procuramos também minimizar o impacto da tecnologia no Planeta, pelo que a IBM possibilita a aquisição de equipamentos em segunda mão, igualmente certificados e com poupanças muito significativas em relação ao preço original. Quando já não existe recuperação dos produtos, garantimos sem encargos adicionais o transporte e eliminação de equipamentos de TI de acordo com as leis e regulamentos ambientais locais.

ITC – Vantagens e vulnerabilidades? O que têm os parceiros/clientes a ganhar?
DF - A IBM tem uma vasta experiência em áreas de transformação de TI e fornece a flexibilidade de TI necessária para alcançar o sucesso nestes tempos algo incertos. Ajudando as empresas a adquirir as soluções de TI de que necessitam a custos reduzidos.
A IBM pode claramente ajudar as empresas a investir em soluções inovadoras e críticas para o negócio, como soluções de cloud computing, social business, mobile e smarter analytics. Como? Ajudando-as a adquirir uma solução completa dentro de seu orçamento, fornecendo modelos de aluguer e planos de pagamento adequados para a aquisição de hardware, software e serviços a partir de pagamentos previsíveis, ajudando-os a combinar os custos do projecto com os benefícios esperados.
Ou seja, os benefícios são muitos. A IBM ajuda as empresas, por exemplo, a fechar grandes negócios, dando uma resposta muito mais rápida e clara do que a nossa concorrência, o que permite melhorar o fluxo de caixa no imediato. Para orçamentos mais apertados, oferecemos soluções de compra de equipamentos usados certificados, ajudando as empresas a diferenciar o seu modelo de negócio e oferecendo-lhes vantagens competitivas. E garantimos ainda uma solução como um todo (hardware, software e serviços), com preços muito competitivos.

ITC – Vivemos numa conjuntura favorável a este tipo de negócio?
DF – Temos a noção, mesmo em Portugal, que as nossas empresas prevêem colocar em prática projectos de transformação com vista a melhorar a eficiência e a experiência do cliente, a fim de recuperar a rentabilidade a que os accionistas e o mercado tanto obrigam. Elas precisam fazer mais com menos. As empresas são obrigadas a reinventar-se para enfrentar, com naturalidade, este novo período.
A Gartner baixou recentemente as suas previsões de gastos em tecnologia de 4,6% para 3,7%, em 2012, por uma série de fatores como a crise na zona euro e o escasso crescimento económico global. No entanto, os investimentos mais importantes em 2012 dizem respeito ao hardware, 5,1% versus 7,6% em 2011, software empresarial, 6,4% versus 9,6% em 2011, e juntamente com os equipamentos de telecomunicações, 6,9%, contra 7,7% em 2011.
Os clientes continuarão a investir em tecnologia, mas não da mesma maneira como nos anos anteriores. Procuram soluções de valor acrescentado, diferenciador e que os ajude a melhorar a sua competitividade.

ITC – Que vantagens traz o Rapid Financing mobile Web App?
DF - Com a nova aplicação IBM Rapid Financing, os fornecedores de tecnologia podem ajudar os seus clientes a alcançar, em poucos minutos e a partir de qualquer lugar, de forma rápida e simples, uma simulação de um plano de pagamentos vantajoso para a aquisição das soluções e produtos de TI de que necessitam.
Esta aplicação móvel é destinada a parceiros de negócio IBM em Portugal e no mundo, permitindo, como dizia, uma simulação de plano de pagamentos vantajoso para adquirir tecnologias de ponta em analítica, cloud, computação móvel, social business ou soluções associadas à estratégia de Smarter Planet da IBM.
A aplicação pode ser instalada em aparelhos de plataformas Blackberry, iOS, Android e Windows, sendo que a tecnologia é baseada na ferramenta Rapid Online Financing, ROF, uma solução que permite ao parceiro IBM realizar, por exemplo, uma simulação de um plano de pagamentos de forma rápida e fácil.
Ora, mais do que nunca, os departamentos financeiros desempenham hoje um papel fundamental, uma vez que todas as decisões importantes, independentemente da área, devem passar pela sua supervisão. Se o investimento for analisado a priori, através de um plano de pagamentos adequado, a empresa pode ajustar os seus orçamentos, reduzir os custos associados à infraestrutura tecnológica e resolver problemas de liquidez.


João de Sousa

Recomendado pelos leitores

“Portugal tem sido um exemplo no modelo as-a-Service”
ENTREVISTA

“Portugal tem sido um exemplo no modelo as-a-Service”

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 76 ABRIL 2021

IT CHANNEL Nº 76 ABRIL 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.