2019-2-05

CLOUD

Parceiros são cada vez mais importantes para o negócio de cloud

O mercado mundial de infraestrutura cloud teve mais um trimestre forte. Os gastos no último trimestre cresceram 46%, chegando perto dos23 mil milhões de dólares

O gasto total em infraestrutura cloud em 2018 ultrapassou os 80 mil milhões de dólares, acima do valor de 2017, quando se fixou nos 55 mil milhões de dolares, de acordo com dados da Canalys.

Deste modo, as infraestruturas cloud são um dos setores mais importantes da indústria IT, não apenas pela taxa de crescimento, mas também pelo tamanho em expansão. A Amazon Web Services (AWS) permaneceu como o principal fornecedor de serviços cloud no quarto trimestre de 2018, com sua parcela de gastos inalterada em 32%.

O Microsoft Azure aumentou a sua participação para 16%, contra 14% no mesmo período do ano passado. A Google Cloud atingiu os 9% pela primeira vez, enquanto o Alibaba Cloud manteve sua participação de 4%.

Por sua vez, a IBM, a Salesforce, a Oracle, a NTT Communications, a Tencent Cloud e a OVH ficaram com os restantes lugares do top 10 dos fornecedores de serviços cloud.

"Os serviços de infraestrutura cloud fornecem os principais componentes necessários para apoiar as iniciativas de transformação digital das empresas em torno da criação de novas experiências de clientes, implementando IoT para transformar processos, utilizando big data e analytics para obter melhores insights e incorporando machine learning e IA para automação", explica o analista Matthew Ball. "A dinâmica do mercado mudou nos últimos 12 meses, com mais empresas a optar por ambientes de cloud híbrida e multi-cloud para usar os pontos fortes de diferentes fornecedores de serviços cloud e modelos de implementação dependentes de requisitos de aplicações e dados, conformidade, custo e desempenho".

O papel dos Parceiros de Canal nos serviços cloud está a crescer em importância como resultado direto destas tendências, em particular, compreendendo os requisitos do cliente, recomendando serviços, implementação e integração, para além de simplificar a faturação e gestão de vários serviços cloud.

“Os fornecedores de serviços cloud estão a dar uma maior ênfase à criação de programas de Canal para suportar a crescente rede de Parceiros além dos maiores integradores de sistemas, especialmente quando se estendem a clientes de mercado médio e PME”, afirmou o analista-chefe da Canalys, Alastair Edwards. "A Canalys espera que a parcela de negócios cloud gerida por ou com Parceiros de Canal aumente em 2019. Os fornecedores de serviços cloud devem, portanto, encontrar formas de melhorar a sua própria diferenciação para Parceiros e aumentar a maturidade dos seus modelos de Canal".

Recomendado pelos leitores

Gastos em nuvem pública devem duplicar em quatro anos
CLOUD

Gastos em nuvem pública devem duplicar em quatro anos

LER MAIS

Equinix expande colaboração com a IBM Cloud
CLOUD

Equinix expande colaboração com a IBM Cloud

LER MAIS

Infrastructure as Code: Como o HPE Synergy e a tecnologia Composable preparam hoje a integração com as tecnologias do futuro
CLOUD

Infrastructure as Code: Como o HPE Synergy e a tecnologia Composable preparam hoje a integração com as tecnologias do futuro

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.