2018-8-07

CLOUD

Gastos globais com cloud ultrapassaram os 20 mil milhões de dólares no Q2

Segundo a analista de mercado Canalys, durante o segundo trimestre do ano, o mercado de cloud cresceu 47%, com gastos com serviços de infraestrutura cloud a rondarem os 20 mil milhões de dólares

A Amazon Web Services (AWS) permaneceu na liderança do mercado, com 31% do mercado total. O provider cresceu 48% durante o trimestre. Já a Microsoft Azure continuou a crescer mais rapidamente que a AWS, com um crescimento na ordem dos 89%. Fechou o trimestre com uma quota de mercado de 18%, face aos 14% conseguidos no Q2 de 2017. A Google Cloud manteve a dinâmica ficou em terceiro lugar, crescendo 108% para representar 8% do total mundial do mercado.

A adoção empresarial de serviços de infraestrutura de cloud pública está a aumentar, afirma a Canalys, à medida que novas aplicações digitais estão a ser desenvolvidas e os workloads existentes estão a migrar. Um estudo recente da Candefero, que auscultou cerca de 264 Parceiros de Canal, revelou que apenas 6% das empresas estão a optar por uma abordagem cloud-first, colocando tudo na cloud pública.

“O IT híbrido é a abordagem predominante no seio das empresas, com 75% dos Parceiros de Canal inquiridos a indicarem que a maioria dos seus clientes estão a adotar uma combinação de cloud computing público e privado”, refere Daniel Liu, Canalys Research Analyst. “As empresas estão a avaliar os custos da contínuos da cloud pública, bem como as suas taxas de utilização, de modo a determinar as melhores opções para os seus workloads. Isto resultará em cargas de trabalho on-premises, algumas a migrar para a cloud pública e outras a irem da cloud pública para a privada”.

Os Parceiros de Canal desempenham um papel crucial em reduzir a complexidade enfrentada pelos seus clientes nesta jornada de migração para a cloud. “A oportunidade está nos serviços profissionais, em termos de consultoria, integração e managed services”, disse Daniel Liu. “Os Parceiros devem fornecer as ferramentas para proteger a migração e a migração dos workloads, a visibilidade e a aplicação de políticas em vários ambientes para garantir controlo de custos e conformidade, além de fornecer plataformas para o desenvolvimento de novas aplicações digitais”.

Recomendado pelos leitores

Amazon Web Services abre escritórios em Portugal
CLOUD

Amazon Web Services abre escritórios em Portugal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 51 Outubro 2018

IT CHANNEL Nº 51 Outubro 2018

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.