2021-7-19

CLOUD

Claranet anuncia solução para elevado crescimento de dados armazenados na cloud

Aspetos como escalabilidade, alta disponibilidade, segurança e simplicidade são apontados como principais benefícios do CCP Object Storage

O CCP Object Storage é um serviço de armazenamento baseado em objetos e funciona sobre a Claranet Cloud Platform com tecnologia da Hewlett Packard Enterprise (HPE). Segundo o comunicado da Claranet oferece “níveis mais elevados de flexibilidade, disponibilidade, capacidade e segurança” e é  definido por software".

Vasco Afonso, Head of Cloud da Claranet Portugal, comenta que “a CCP Object Storage reúne as características mais importantes que um sistema de armazenamento à prova de futuro deve ter: desempenho, segurança, flexibilidade e escalabilidade. E tudo isto com tecnologia de armazenamento líder de mercado, em parceria com a HPE, que permite um retorno mais rápido do investimento: as empresas pagam apenas pelo espaço consumido em cada momento, sem custos adicionais relacionados com a leitura/escrita de dados".

A CCP Object Storage está disponível em dois data centers em Portugal - a norte e sul do país - e um datacenter em Espanha. O serviço assenta numa solução tecnológica da HPE, desenhada para suportar os workloads empresariais estruturados e não estruturados - aplicações nativas de cloud, arquivo digital, inteligência artificial, analítica de big data em escala e repositório de backup, entre outros.

A solução garante proximidade, graças à distribuição geográfica por dois pontos, com dados protegidos e encriptados no transporte de dados. Segundo a Claranet, “estas características fazem da CCP Object Storage uma proposta de armazenamento altamente disponível e segura, com elevado desempenho e flexibilidade". 

João Moro, Portugal Hybrid IT Business Unit and Indirect Sales Manager da Hewlett Packard Enterprise, acrescenta que “gostaria de salientar que esta oferta de Object Storage responde a duas tendências de mercado amplamente identificadas e reconhecidas: a necessidade de responder ao crescimento dos dados e a adesão crescente dos clientes a modelos as-a-service. A Parceria entre a Claranet e a HPE, baseada em HPE GreenLake cloud services e tecnologia HPE, vem disponibilizar ao mercado português um serviço diferenciador de Object Storage definido por software, capaz de crescer de forma dinâmica e ajustado às necessidades de cada cliente".  

Entre os benefícios do CCP Object Storage, a Claranet aponta a escalabilidade, sendo que o serviço permite acomodar milhares de milhões de objetos e escalar até petabytes de capacidade. Tem ainda uma alta disponibilidade, pelo que é uma plataforma com vários nós e distribuída por diferentes localizações geográficas. A empresa destaca ainda a segurança, que através da verificação de integridade de objeto na sua ingestão, recuperação, replicação, migração e em modo de repouso; os objetos suspeitos são regenerados automaticamente. Por fim, a empresa realça o aspeto da simplicidade – integração fácil com aplicações por via de protocolos padrão, como Amazon S3 e HTTP / Rest.

Recomendado pelos leitores

Oracle ajuda na aceleração da migração para a cloud com programa de recompensa
CLOUD

Oracle ajuda na aceleração da migração para a cloud com programa de recompensa

LER MAIS

Investimento em infraestruturas cloud cresce 12,5% no primeiro trimestre de 2021
CLOUD

Investimento em infraestruturas cloud cresce 12,5% no primeiro trimestre de 2021

LER MAIS

UN/BOX the Future com Cisco UCS X-Series e Cisco Intersight
CLOUD

UN/BOX the Future com Cisco UCS X-Series e Cisco Intersight

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 79 JULHO 2021

IT CHANNEL Nº 79 JULHO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.