2019-7-15

CLOUD

Advertorial

Cisco Intersight Invisible Cloud Witness para Cisco Hyperflex Edge

Quando se corre um sistema de ficheiros em cluster como o Cisco Hyperflex HX Data Plataform, a consistência dos dados entre os nós é de uma grande importância

O sistema do Cisco Hyperflex é construído num mecanismo de quórum que ajuda a garantir a consistência dos dados quando o quórum está disponível. Um quórum num sistema Cisco Hyperflex é, tradicionalmente, baseado numa maioria de nós em que cada nó tem um voto, em que uma maioria é necessária para o cluster se manter operacional. 

Este mecanismo funciona bem para um cluster de três ou mais nós, que podem tolerar a perda de um ou mais nós, e continua a ter um consenso de maioria e continuar operacional. 

Todavia, uma falha na a tolerância e consistência do sistema de ficheiros torna-se mais desafiante quando o cluster é constituído por dois nós. Neste cenário, se um dos dois nós falhar, o quórum deixa de poder ser estabelecido usando o algoritmo de maioria de nós. 

Numa eventual situação em que a comunicação entre os nós deixe de existir, uma condição de “split-brain” pode acontecer se em ambos os nós continuarem a processar dados sem obter um quórum. Como tal, existe a possibilidade de se perder a disponibilidade dos dados. 

Assim, temos que prevenir a inconsistência dos dados mantendo ao mesmo tempo a alta disponibilidade.

Por este motivo, as arquiteturas de clusters hiperconvergentes de dois nós necessitam de um componente adicional, muitas vezes referenciado como witness ou arbiter, que pode votar caso uma falha ocorra dentro do cluster.

Tradicionalmente, esta arquitetura requer que o witness seja aprovisionado na infraestrutura existente e ligado ao cluster remoto através da rede do cliente. 

Normalmente este processo é demorado, pois implica que seja instalado uma máquina virtual ou um software no sistema operativo de um equipamento. 

Para responder a estes desafios e reduzir os custos, tanto de CapEx como de OpEx, a Cisco desenvolveu a arquitetura da próxima geração de invisible witness para os Cisco Hyperflex Edge administrados pelo Cisco Intersight. 

Esta inovadora arquitetura elimina a necessidade de ter máquinas virtuais witness ou software instalados nos sistemas operativos dos equipamentos, as suas atualizações e manutenções e infraestrutura adicional num terceiro site. 

 

Benefícios da arquitetura invisible cloud witness 

  • Não há custos adicionais com as licenças;
  • Não há necessidade de um terceiro site;
  • Não é necessária atualização / manutenção de software;
  • Não há limitações de escalonamento;
  • Desenhado para alta disponibilidade e falha à tolerância;
  • Toda a comunicação é encriptada utilizando TLS 1.2;
  • Atualizações de segurança em tempo real para os últimos patches de segurança;
  • Utiliza a porta standard HTTPS 443, pelo que não é necessário alterar o firewall;
  • Nenhuma metada do cluster ou dados dos utilizadores são enviados para a plataforma Cisco Intersight. 

 

Conclusão 

O Cisco Intersight Invisible Cloud Witness é uma inovação que fornece aos clientes numerosos benefícios comparados às implementações tradicionais, incluindo a eliminação da necessidade de hardware adicional e os benefícios de um modelo operacional verdadeiramente invisível. 

 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext para a Cisco / Comstor

Recomendado pelos leitores

QNAP lança HybridMount
CLOUD

QNAP lança HybridMount

LER MAIS

AWS celebra um ano em Portugal
CLOUD

AWS celebra um ano em Portugal

LER MAIS

Acelerar a jornada para a cloud com Cloud Paks
CLOUD

Acelerar a jornada para a cloud com Cloud Paks

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 63 DEZEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 63 DEZEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.