2025-3-18

CLOUD

43% dos Parceiros de Canal sentem falta de competências técnicas na cloud

A investigação da Westcon-Comstor revela que muitos Parceiros de Canal enfrentam desafios significativos devido à escassez de competências técnicas, bem como dificuldades na otimização de custos e na garantia de segurança

43% dos Parceiros de Canal sentem falta de competências técnicas na cloud

De acordo com uma nova investigação da Westcon-Comstor, os Parceiros de Canal pretendem desenvolver as suas capacidades na cloud, mas quase metade sente que não possui as competências técnicas necessárias para satisfazer as exigências dos clientes nesta matéria.

O fornecedor global de tecnologia e distribuidor especializado entrevistou quase 900 Parceiros em oito países para o seu estudo “Mastering the Maze”, que revelou que 85% dos Parceiros de Canal consideram o desenvolvimento da cloud uma prioridade.

Segundo a investigação, mais de dois terços (69%) dos Parceiros inquiridos afirmaram que os seus clientes procuram competências especializadas na cloud. No entanto, apenas 57% sentem-se confiantes para responder a essa procura, enquanto 43% apontam a escassez de competências como um desafio.

A falta de conhecimentos técnicos e de experiência em FinOps surgiu como um dos principais obstáculos para os Parceiros, à medida que procuram satisfazer os requisitos de cloud dos utilizadores finais.

Aproveitar ao máximo os programas dos fornecedores de cloud é outro grande desafio, com 58% dos Parceiros a identificarem esta questão como uma das maiores barreiras ao aconselhamento dos clientes na otimização dos custos da cloud. Além disso, 56% referiram dificuldades na compreensão dos modelos de preços da cloud, cuja complexidade frequentemente dificulta a apresentação de custos previsíveis aos clientes.

Outros desafios destacados incluem a necessidade de garantir a segurança dos clientes e a forte concorrência no setor, com 40% dos Parceiros a sentirem pressão para superar os seus rivais, fornecendo soluções mais eficientes e rápidas.

O estudo revelou ainda que 50% dos clientes dos Parceiros estão a optar por soluções de cloud híbrida, enquanto 27% procuram uma migração total, embora de forma cautelosa. Além disso, um quarto (25%) dos Parceiros descreve-se como “nascidos na cloud”, enquanto 23% afirmam estar a desenvolver as suas capacidades na cloud, tendo anteriormente focado a sua atividade em soluções locais. Quando questionados sobre como os distribuidores podem apoiar o desenvolvimento dos seus recursos de cloud, quase metade dos inquiridos (46%) destacou a importância da formação e capacitação.

Entretanto, 75% dos Parceiros veem os mercados de hyperscalers da cloud como uma oportunidade, e não como uma ameaça. Prova disso é que já os estão a utilizar ativamente.

ARTIGOS RELACIONADOS

Westcon-Comstor expande portfólio de serviços de cloud na Europa
DISTRIB

Westcon-Comstor expande portfólio de serviços de cloud na Europa

LER MAIS

Westcon-Comstor apresenta nova divisão de negócios cloud & collaboration
CLOUD

Westcon-Comstor apresenta nova divisão de negócios cloud & collaboration

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

SonicWall reforça segurança e conectividade cloud junto de MSP
CLOUD

SonicWall reforça segurança e conectividade cloud junto de MSP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.