2023-2-13

CLOUD

Canalys prevê aumento nos gastos com serviços cloud durante 2023

De acordo com o mais recente relatório da Canalys, os gastos com serviços cloud cresceram 29% no ano de 2022 e prevê que, em 2023, o crescimento seja ligeiramente menor, de 23%

Canalys prevê aumento nos gastos com serviços cloud durante 2023

Os gastos mundiais com serviços de infraestrutura cloud cresceram 23% no quarto trimestre de 2022 (em comparação com o período homólogo) e atingiram os 65,8 mil milhões de dólares, um aumento de 12,3 mil milhões. Para o ano de 2022, o gasto total com serviços de infraestrutura cloud cresceu 29%, para 247,1 mil milhões de dólares.

De acordo com o mais recente relatório da Canalys, a taxa de crescimento trimestral desacelerou, caindo mais de dez pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2022 (34% no primeiro trimestre de 2022 em comparação com 23% no quarto trimestre de 2022). O aumento dos custos da cloud pública, impulsionados pela inflação, está a forçar os clientes corporativos a otimizar os gastos com a cloud pública após investimentos constantes em IT nos últimos três anos por causa da transformação digital.

As incertezas macroeconómicas estão a contribuir para uma abordagem mais conservadora dos orçamentos de IT. Um número crescente de clientes está a ajustar as suas estratégias de cloud para conseguir uma maior eficiência e controlo. Isso inclui avaliar a repatriação de certas cargas de trabalho de cloud para data centers privados ou de colocation para reduzir custos, impulsionando uma maior adoção de estratégias híbridas e multicloud.

Embora a procura corporativa por serviços cloud persista, a taxa de crescimento dos serviços de infraestrutura cloud continuará a diminuir nos próximos trimestres. Em 2023, a Canalys estima que os gastos globais com serviços de infraestrutura cloud aumentem 23% no ano inteiro, em comparação com 29% em 2022.

A realidade das condições macroeconómicas e a recessão iminente levaram a uma desaceleração no volume e no ritmo da migração para a nuvem no quarto trimestre, especialmente por clientes corporativos, que normalmente têm cargas de trabalho maiores. Os hyperscalers foram inevitavelmente afetados, com o seu crescimento a cair cerca de cinco pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Os três primeiros no quarto trimestre de 2022 – AWS, Microsoft Azure e Google Cloud – cresceram, em conjunto, 26%, correspondendo a uma participação combinada de 65% dos gastos das empresas.

Os clientes corporativos estão a responder aos preços mais altos da cloud e aos custos operacionais acima do esperado sob as difíceis condições macroeconómicas”, explicou Yi Zhang, analista de pesquisa da Canalys. “Os clientes que atualmente estão em modelos de faturação pay-per-use vão otimizar as atividades de cloud para reduzir o consumo e economizar os custos. Haverá também uma desaceleração considerável na aceitação de contratos de cloud, o que também resultará numa diminuição na receita de cloud associada”.

Os clientes estão a repensar como utilizam a cloud nas suas operações comerciais”, referiu o vice-presidente da Canalys, Alex Smith. “Em alguns casos, há uma desaceleração natural na procura de computação, já que as operações principais apresentam menos atividade. Além disso, o orçamento conservador entre as empresas levará a menos experiências durante os próximos 12 meses”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Organizações portuguesas estão 9% abaixo da média europeia na adoção da cloud
CLOUD

Organizações portuguesas estão 9% abaixo da média europeia na adoção da cloud

LER MAIS

Maioria das empresas considera a sua jornada para a cloud incompleta
NEGÓCIOS

Maioria das empresas considera a sua jornada para a cloud incompleta

LER MAIS

Próxima vaga de transformação digital é pautada por cloud e modernização de aplicações
CLOUD

Próxima vaga de transformação digital é pautada por cloud e modernização de aplicações

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.