2016-12-16

SOFTWARE

Soluções de gestão de impressão na mira das PME

Um estudo internacional da Xerox revela que 8 em cada 10 empresas vão procurar a empresas fornecedoras de soluções de gestão de impressão para obter ajuda com soluções de gestão de processos sem papel.

Soluções de gestão de impressão na mira das PME

Dados dum recente estudo publicado pela Xerox, revelam que 80% das pequenas e médias empresas (PMEs) pretendem excluir o papel das faturas, dos relatórios financeiros, dos formulários legais e de recursos humanos.

A pesquisa,  conduzida pela Coleman Parkes Research (empresa independente de estudos de mercado), contou com a participação de mais de mil empresas na Alemanha, Estados Unidos, França e Reino Unido, indica que os inquiridos esperam fazer essa mudança nos próximos 12 meses.

Quase metade (46%) dos participantes confirmaram que uma quantidade significativa de tempo é desperdiçado em processos intensivos de papel e 6 em cada 10 admitem que esta perda de tempo causa um grande impacto na área da produção. As PMEs na Alemanha (51%) e nos Estados Unidos (50%) são as que gastam mais tempo, seguidas do Reino Unido (43%) e de França (37%).

À medida que as PMEs se preparam para digitalizar os processos que possuem em papel, a maioria requisitará recomendações de especialistas, pois apenas 1 em cada 5 dos inquiridos está a par das soluções sem papel existentes no mercado. O estudo mostra ainda que 47% vão recorrer a um revendedor de equipamentos de escritório, 1 em cada 4 irá ao seu revendedor de TI habitual e 37% vão diretamente ao fabricante de produtos.

"A mudança pode ser esmagadora para as PMEs, mas há muitas maneiras de evoluir na direção certa", referiu José Esfola, diretor de marketing da Xerox Portugal.

"À medida que as PMEs embarcam na sua jornada de digitalização, é importante compreender como a tecnologia - aplicações em impressoras e gestão de serviços de impressão - pode apoiar a sua visão e a sua estratégia para alcançar uma transformação digital bem-sucedida".

No total, 28% dos inquiridos consideram estar avançados relativamente à implementação dos seus planos de digitalização de processos em papel, sendo a França o país mais adiantado (33%). Por outro lado, 41% das PMEs norte-americanas admitem  um atraso nos processos de digitalização e referem que acabaram de os iniciar, em comparação com a média (37%). Por outro lado, 12% de todas as PMEs auscultadas estão entre 1 a 3 anos de distância da implementação.

 

Das PME analisadas, 42% possuem um contrato de MPS, enquanto 40% planeiam  um contrato de MPS no próximo ano. Mais: em 66%, cerca de 15% do orçamento de TI é de suporte às atividades de impressão - um custo significativo para o negócio. As empresas com contratos de MPS afirmam uma redução de custos, uma diminuição do consumo de papel e, consequentemente, um melhor acompanhamento dos custos de impressão, como principais benefícios.

Até o final de 2017, 23% das PME acreditam que os dispositivos móveis estarão completamente integrados nos seus processos de fluxo de trabalho. Atualmente, 66% das PMEs incluem a impressão móvel nas suas iniciativas de mobilidade, enquanto 27% estudam a viabilidade de implementação no próximo ano.

O estudo aponta ainda que 56% das PME, atualmente, incluem impressoras e/ou impressoras multifuncionais nas suas estratégias de segurança.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA
SOFTWARE

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA

LER MAIS

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau
SOFTWARE

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau

LER MAIS

Microsoft vai vender Teams separado do Office
SOFTWARE

Microsoft vai vender Teams separado do Office

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.