2017-7-21

SOFTWARE

Já pode explorar a Estação Espacial Internacional (EEI) pelo Google Street View

Para comemorar o décimo aniversário do Google Street View do Google Maps, a tecnológica inaugurou a primeira coleção do Street View com zero gravidade. Os utilizadores desta ferramenta podem agora visualizar os 15 módulos e os veículos SpaceX Dragon e Orbital Cygnus da Estação Espacial Internacional em 360 graus

Já pode explorar a Estação Espacial Internacional (EEI) pelo Google Street View

Além de poderem visualizar os 15 módulos e os veículos SpaceX Dragon e Orbital Cygnus da Estação Espacial Internacional em 360 graus, durante a visita os utilizadores terão também em destaque pequenas notas sobre, por exemplo, onde os astronautas praticam exercício, o tipo de comida que ingerem e onde realizam experiências científicas. É a primeira vez que a Google introduz este tipo de inovações desde que permitiu visitas virtuais a museus (Google Arts & Culture) com informações úteis sobre determinadas peças expostas.

Desde novembro de 2000 que a Estação Espacial Internacional abriga astronautas de todo o mundo, estudando o que acontece com as pessoas quando estas vivem e trabalham no Espaço. Vários países trabalharam juntos para construir e usar a ISS. A nave espacial abriga laboratórios de ciência dos Estados Unidos, Japão, Rússia e de países da Europa. Agora, os utilizadores podem visitar a ISS a partir da Terra - a sua órbita está a cerca de 220 milhas acima do nosso planeta.

Thomas Pesquet, um astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), passou seis meses na ISS como engenheiro de voo. Foi o responsável pela captação de imagens para o Street View imagery com gravidade zero.

“Há 16 anos que astronautas trabalham e vivem na ISS, uma estrutura composta por 15 módulos ligados e que viaja a 402 quilómetros da terra”, pode ler-se no post publicado pelo astronauta acerca da sua experiência. “Nos seis meses que passei na Estação Espacial Internacional foi difícil encontrar as palavras certas ou a fotografia certa que descrevesse, de forma precisa, a sensação de estar no espaço. Na minha última missão, em conjunto com a Google, registei imagens para o Street View para mostrar como é a ISS por dentro e partilhar com todos como é olhar para a terra a partir do espaço”, adianta Thomas Pesquet.

Devido a um conjunto de constrangimentos, não terá sido possível captar as imagens para o Google Street View pelos métodos tradicionais da Google, revela ainda o astronauta no seu post. “A equipa do Street View trabalhou com a NASA no Johnson Space Center em Houston, Texas, e no Marshall Space Flight Center em Huntsville, Alabama, para se criar um método para a captação de imagens em ambiente sem gravidade e através de câmaras DSLR e de equipamento disponível na ISS. Depois recolhi então as imagens, posteriormente enviadas para a Terra onde foram 'coladas' para criar imagens panorâmicas a 360º da ISS”, explica Thomas.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA
SOFTWARE

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA

LER MAIS

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau
SOFTWARE

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau

LER MAIS

Microsoft vai vender Teams separado do Office
SOFTWARE

Microsoft vai vender Teams separado do Office

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.