2017-9-28

NEGÓCIOS

Digital pode ajudar economia portuguesa a crescer 3,2 mil milhões de euros até 2020

A conclusão é do Índice de Densidade Digital da Accenture Strategy, que analisa a evolução de mais de 30 indicadores que representam o nível de competências digitais

Digital pode ajudar economia portuguesa a crescer 3,2 mil milhões de euros até 2020

O aumento do Índice de Densidade Digital (IDD) tem um impacto significativo na produtividade e no crescimento anual do PIB nacional, segundo a Accenture Strategy, que juntamente com a Oxford Economics, desenvolveu, pelo terceiro ano consecutivo, um indicador que identifica a real penetração das tecnologias nas economias de vários países. O IDD realça também que o impacto é tanto maior quanto menor a maturidade digital do país – pelo que o gap se traduz numa oportunidade para aumentar o ritmo de crescimento económico em Portugal.

Portugal surge entre as 25 primeiras economias do mundo analisadas pelo estudo, numa posição superior quando comparado com o PIB dos restantes países analisados.

A base deste estudo da Accenture Strategy centra-se no cálculo IDD dos países, analisando a evolução de mais de 30 indicadores que de forma ponderada representam o nível de competências digitais (i.e. profissões e competências individuais de natureza digital, exigidas para a execução de novas atividades), a utilização de métodos de trabalho digitais (e.g. acesso móvel aos sistemas das empresas), o investimento em novas tecnologias (e.g. robotics, inteligência artificial, analytics), as infraestruturas do país (e.g. disponibilidade e velocidade da internet), as políticas e estímulos ao desenvolvimento de uma economia digital (e.g. ease of doing business), entre outras variáveis.

O que há a fazer?

Para Portugal beneficiar do crescimento económico, o estudo da Accenture Strategy identifica as dimensões em que o país manifesta um maior distanciamento face aos casos de referência. São assim detetadas as áreas onde a intervenção deverá ser prioritária, onde se destaca a duplicação do peso dos especialistas de tecnologia na força de trabalho, de 2,5% para 5% e a proporção do investimento anual das empresas em analytics e em soluções de cloud devem aumentar em 35% e 250%, respetivamente;

No primeiro caso, segundo a Accenture, as competências tecnológicas digitais dominam a lista das mais procuradas pelas empresas – cloud, data mining, desenvolvimento mobile e cibersegurança – e o número de novos alunos formados pelas universidades nestas áreas não chega para responder aos empresários portugueses. A Accenture refere que a percentagem de diplomados no ensino superior na área de ciências, matemática e informática em Portugal é de 7% (na Alemanha, por exemplo, é de 14%) e que é crítico que Portugal ponha em marcha ações de capacitação digital.

Relativamente ao segundo vetor, é fundamental intensificar os esforços do desenvolvimento de analytics para obter um maior conhecimento do cliente e garantir serviços mais personalizados e simplificados. Com um investimento de cerca de 40 milhões de euros neste domínio (dados de 2016), Portugal utiliza apenas 0,6% do orçamento do software das empresas de tecnologia.
 
Ao nível de cloud computing, a Accenture diz que menos de 20% das empresas portuguesas utilizam este serviço - apesar de 71% dos executivos acharem ter uma estratégia digital bem definida, mais de 80% não tem a tecnologia nem as operações adequadas para a executar.
 
Estado tem papel fundamental

Em termos de aceleradores, o Estado desempenha um papel fulcral na potenciação de políticas e iniciativas que impulsionem as empresas e cidadãos na adoção do digital. Em Portugal, 26% dos indivíduos nunca usaram internet, comparativamente com 14% na UE28.
 
Esta investigação da Accenture Strategy realça que, estando ultrapassado o período de constrangimentos financeiros do país que levou ao congelamento de várias iniciativas de digitalização, é altura de se voltarem a promover iniciativas que garantam a desmaterialização continuada dos serviços da Administração Pública.
 
O IDD destaca também que a procura por capital e novos investimentos em Portugal pode ser acelerada através da captação de investimento estrangeiro.
 
“A solução nacional está na proatividade em inovar e evoluir a um ritmo superior, e na preparação das empresas para fazerem parte de um novo ecossistema: entre parceiros internacionais e de outras indústrias, startups e universidades. Deve aproveitar-se a qualidade das universidades portuguesas e estimular a competitividade das cidades, posicionando-as como hubs de atração de talento e investimento”, enaltece Luís Pedro Duarte, da Accenture.

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Cegid abre centro de inteligência artificial em Portugal
NEGÓCIOS

Cegid abre centro de inteligência artificial em Portugal

LER MAIS

Santiago Solanas sai da Cegid
NEGÓCIOS

Santiago Solanas sai da Cegid

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.