2017-9-13

HARDWARE

Vendas mundiais de servidores crescem 2,4% no segundo trimestre do ano

As receitas globais de servidores cresceram homologamente na ordem dos 2,8%, enquanto as vendas aumentaram 2,4% durante os segundo trimestre do ano, revela a Gartner

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) continua na liderança deste mercado a nível mundial, em termos de receitas, apesar de ter verificado um decréscimo de 9,4%. O fabricante arrecadou 3,2 mil milhões de dólares em receitas, totalizando uma quota de mercado de 23 no segundo trimestre de 2017. A Dell EMC manteve-se em segundo lugar, com 7% de crescimento e 19,9% de quota de mercado. O pódio é completado pela IBM, que no Q2 viu as suas receitas sofrerem um declínio de 21,5%, e a sua quota de mercado a cair de 9,1% (Q2 de 2016) para 6,9% no período estudado pela Gartner.

“O segundo trimestre de 2017 produziu algum crescimento em comparação com o primeiro trimestre a nível global, com resultados regionais variáveis”, comenta Jeffrey Hewitt, research vice president, Gartner. “O crescimento no trimestre pode ser atribuído a dois principais fatores. O primeiro é a forte performance regional da Ásia/Pacífico devido à construção de infraestruturas de data center, sobretudo na China. O segundo motivo é o crescimento de data center hyperscale demonstrado pelo segmento ODM (original design manufaturar)”.

O grande destaque vai para a Huawei que, embora ocupe o 5º lugar do ranking, foi o fabricante que registou o maior crescimento das receitas durante o trimestre (57,8%). A sua quota de mercado também aumentou, de 4,0% para 6,1%, estando agora o  bastante próximo da Cisco, que ocupa o quarto lugar.

Em número de unidades vendidas, a Dell EMC tem a liderança, tendo consolidado uma quota de mercado de 17,5% ao longo do trimestre. Segue-se a HPE, com 17,1% de quota de mercado. No que diz respeito às unidades comercializadas, é a Inspur Electronics quem verifica o maior crescimento (31,5%), seguida pela Huawei, com um aumento de vendas na ordem dos 26,1%.

De acordo com o research vice president, “as vendas de servidores x86 cresceram 2,5% e as receitas 6,9%. Os servidores RISC/Itanium Unix caíram globalmente durante o período – menos 21,4% em vendas e 24,9% em receitas de fabricantes, comparativamente com o mesmo trimestre do ano anterior. A ‘outra’ categoria de CPU, primariamente mainframes, mostraram um decréscimo de 29,5% em receitas”.

Recomendado pelos leitores

IFA 2017: Sony apresenta solução de digital signage para escritórios inteligentes
HARDWARE

IFA 2017: Sony apresenta solução de digital signage para escritórios inteligentes

LER MAIS

JOAN lança soluções para agilizar marcação de reuniões
HARDWARE

JOAN lança soluções para agilizar marcação de reuniões

LER MAIS

IFA 2017: Epson revela novidades de impressão e projeção
HARDWARE

IFA 2017: Epson revela novidades de impressão e projeção

LER MAIS

IT CHANNEL Nº40 Setembro de 2017

IT CHANNEL Nº40 Setembro de 2017

VER EDIÇÕES ANTERIORES