2017-9-13

HARDWARE

Vendas mundiais de servidores crescem 2,4% no segundo trimestre do ano

As receitas globais de servidores cresceram homologamente na ordem dos 2,8%, enquanto as vendas aumentaram 2,4% durante os segundo trimestre do ano, revela a Gartner

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) continua na liderança deste mercado a nível mundial, em termos de receitas, apesar de ter verificado um decréscimo de 9,4%. O fabricante arrecadou 3,2 mil milhões de dólares em receitas, totalizando uma quota de mercado de 23 no segundo trimestre de 2017. A Dell EMC manteve-se em segundo lugar, com 7% de crescimento e 19,9% de quota de mercado. O pódio é completado pela IBM, que no Q2 viu as suas receitas sofrerem um declínio de 21,5%, e a sua quota de mercado a cair de 9,1% (Q2 de 2016) para 6,9% no período estudado pela Gartner.

“O segundo trimestre de 2017 produziu algum crescimento em comparação com o primeiro trimestre a nível global, com resultados regionais variáveis”, comenta Jeffrey Hewitt, research vice president, Gartner. “O crescimento no trimestre pode ser atribuído a dois principais fatores. O primeiro é a forte performance regional da Ásia/Pacífico devido à construção de infraestruturas de data center, sobretudo na China. O segundo motivo é o crescimento de data center hyperscale demonstrado pelo segmento ODM (original design manufaturar)”.

O grande destaque vai para a Huawei que, embora ocupe o 5º lugar do ranking, foi o fabricante que registou o maior crescimento das receitas durante o trimestre (57,8%). A sua quota de mercado também aumentou, de 4,0% para 6,1%, estando agora o  bastante próximo da Cisco, que ocupa o quarto lugar.

Em número de unidades vendidas, a Dell EMC tem a liderança, tendo consolidado uma quota de mercado de 17,5% ao longo do trimestre. Segue-se a HPE, com 17,1% de quota de mercado. No que diz respeito às unidades comercializadas, é a Inspur Electronics quem verifica o maior crescimento (31,5%), seguida pela Huawei, com um aumento de vendas na ordem dos 26,1%.

De acordo com o research vice president, “as vendas de servidores x86 cresceram 2,5% e as receitas 6,9%. Os servidores RISC/Itanium Unix caíram globalmente durante o período – menos 21,4% em vendas e 24,9% em receitas de fabricantes, comparativamente com o mesmo trimestre do ano anterior. A ‘outra’ categoria de CPU, primariamente mainframes, mostraram um decréscimo de 29,5% em receitas”.

Recomendado pelos leitores

Processadores vulneráveis - Nem a Apple escapa
HARDWARE

Processadores vulneráveis - Nem a Apple escapa

LER MAIS

Micro Data Center da Schneider Electric distinguido internacionalmente
HARDWARE

Micro Data Center da Schneider Electric distinguido internacionalmente

LER MAIS

Um supercomputador no computador: o próximo passo na IA
HARDWARE

Um supercomputador no computador: o próximo passo na IA

LER MAIS

IT CHANNEL Nº43 Dezembro de 2017

IT CHANNEL Nº43 Dezembro de 2017

VER EDIÇÕES ANTERIORES