2017-7-14

EVENTOS

Lenovo revela o seu maior portfólio de sempre para data center

ThinkSystem e ThinkAgile são as novas marcas que unificam todo o portfólio de data center da Lenovo, que renovou por completo a sua oferta para este mercado. Num evento em Lisboa, inserido na convenção World Tech Transform, o fabricante reuniu cerca de 65 Parceiros e clientes finais para explicar como pretende ajudar a construir o data center do futuro

Lenovo revela o seu maior portfólio de sempre para data center

ngel López, country manager Portugal e Espanha para a área de data center.

A Lenovo deu a conhecer o seu maior lançamento de sempre para data center. Ajudar as empresas a evoluir a sua infraestrutura de data center para arquiteturas software-defined, que suportem as exigências da transformação digital, é o objetivo. O fabricante pretende ser sinónimo de inovação em data center – estar no top 3 das vendas no mercado ibérico – e afirmar-se como um sério concorrente da Dell EMC e da HPE. 

O primeiro round no ‘assalto’ que a Lenovo pretende fazer às quotas de mercado da concorrência foi a criação de duas novas marcas que unificam toda a oferta de que a Lenovo já dispunha e que acolhem os novos lançamentos: ThinkSystem (de servidores, storage e networking) e ThinkAgile (de soluções convergentes). “Trata-se da maior mudança tecnológica da história da Lenovo e da indústria”, disse Ángel López, country manager Portugal e Espanha para a área de data center.  

As linhas de servidores já existentes continuarão a ter suporte, com os novos produtos a terem a marca ThinkSystem, e a serem complementados pela nova família ThinkAgile.

Os novos servidores incluem, para aplicações mission critical, o ThinkSystem SR950, num formato 4U, que permite acomodar desde 2 a 8 processadores, e que a Lenovo dizer ser o primeiro do mercado com estas caraterísticas.

A gama Think System já inclui os novos processadores Intel Xeon Scalable, revelados esta semana. Ao todo, traz 14 novos servidores (onde se incluem appliances rack, blade, plataformas mission critical e densas), sete plataformas de armazenamento e cinco network switches (de 25, 40, 50 e 100 Gb).

 A marca ThinkAgile engloba tudo o que são soluções pré-integradas e pré-testadas, definidas por software, nomeadamente 5 appliances hiperconvergentes (com Nutanix) e dois sistemas integrados (com Nutanix e Microsoft). A visão da Lenovo para o armazenamento passa pela virtualização, e o fabricante apresentou por isso três soluções de armazenamento definido por software.

De entre as novidades, destaca-se a appliance ThinkAgile SX para Azure Stack, de infraestrutura software-defined, que dá às empresas a oportunidade de ter on-premises a mesma agilidade e forma de operar da cloud pública.

As novas appliances Think Systems e ThinkAgile estão preparadas para suportar cloud privada, bases de dados in-memory, analítica em tempo real, inteligência artificial, aplicações de ERP e CRM e workloads virtualizados.

Com o novo portfólio chega também o software de gestão XClarity, gratuito, para gerir computação, armazenamento e redes. Está disponível na versão básica (Controller) e na versão mais completa (Administrator).

Ao IT Channel, o country manager revelou que o mercado português vale 15% do mercado ibérico da Lenovo, em data center. "Até 2020, o objetivo é que este valor seja de 22 a 23%".

Na ibéria, a Lenovo ocupa o terceiro lugar nas vendas de servidores e pretende crescer de forma sustentável. "Porque é mais importante continuarmos a ser líderes em satisfação do cliente, em performance e desempenho e disponibilidade dos equipamentos", disse. Sobre os objetivos concretos para o nosso mercado, foi claro: "O mercado de data center está estagnado e até a cair um pouco. Isto acontece pela virtualização, que diminui a venda de máquinas físicas, e também pela cloud. No entanto, a nossa ambição é crescer, pelo que pretendemos retirar quota de mercado à concorrência, nomeadamente à HPE e à Dell EMC".

A Lenovo tem desde o dia 1 de julho um novo Programa de Canal específico para data center, já que o objetivo do fabricante é ajudar os Parceiros a transformarem-se, para que possam eles próprios promover a mudança junto dos seus clientes, através da comercialização do novo portfólio. "O novo programa de Canal inclui um plano de formação e certificação especial, sobretudo em ThinkAgile, na área das soluções. Queremos que os Parceiros sejam especializados em soluções de valor acrescentado. Acreditamos que o Parceiro que só vender hardware irá desaparecer".

Além da certificação, há também um programa específico de rebates. A Lenovo está à procura de novos Parceiros, mas apenas empresas focadas em data center e que "aportem valor acrescentado", frisou Ángel López.

 

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.