2018-1-11

EVENTOS

CES 2018: Samsung investe 14 mil milhões de dólares em inovação na IoT

A Samsung quer tornar a Internet of Things inteligente e simples e, para conseguir cumprir esta visão estratégica o fabricante revelou no CES 2018 o investimento de 14 mil milhões de dólares que realizou nesse sentido

Tim Baxter, President and CEO Samsung Electronics North America

Durante uma conferência de imprensa realizada no CES 2018, a Samsung demonstrou a sua ambição de tornar a vida dos consumidores totalmente conectada, em todos os aspetos. A Samsung anunciou ainda o seu plano para a implementação da IoT, através de uma plataforma aberta, consistente e inteligente.

"Na Samsung, acreditamos que a Internet das Coisas deve ser muito fácil. Com os novos produtos e serviços anunciados hoje, a Samsung pretende tornar a Internet das Coisas mais fácil e mais perfeita", disse Hyunsuk (HS) Kim, presidente, diretor das divisões de Electrónica de Consumo e de Investigação da Samsung. "Estamos empenhados em acelerar a implementação da Internet das Coisas para todos e em tornar inteligentes os dispositivos Samsung até 2020. Esses avanços ajudarão os consumidores a perceber os benefícios de uma vida conectada de forma perfeita e simples".

IoT para todos

A filosofia de IoT da Samsung baseia-se na inovação aberta, que a torna acessível a mais pessoas, a qual, quando aliada à inteligência, pode personalizar a experiência do utilizador. Para que esta seja acessível é necessária inovação aberta. Graças ao seu portfólio de produtos e à conectividade 5G distribuída, a Samsung está posicionada para oferecer um ecossistema aberto de IoT, em particular através da aplicação Samsung SmartThings.  

Com vista a tornar a IoT mais acessível e a reduzir a fragmentação, a Samsung está a trabalhar atualmente com Parceiros como o Open Connectivity Forum (OCF) para criar standards de indústria comuns.

Ainda durante a próxima primavera, a Samsung irá lançar também a aplicação Samsung SmartThings, que combinará todas as aplicações de IoT do fabricante, incluindo a Samsung Connect, a Samsung Smart Home e a Samsung Smart View, que permite controlar qualquer equipamento compatível a partir desta única aplicação.

Além disso, a Samsung anunciou o seu plano de ligar o HARMAN Ignite ao SmartThings Cloud, com o objetivo de alargar a experiência de Internet of Things da casa para o carro. Assim, o carro tornar-se-á um componente-chave de uma vida mais conectada, onde os utilizadores poderão gerir a sua casa conectada a partir do carro e vice-versa.

Uma parte integrante da visão da Samsung é a possibilidade de conectar os dispositivos e torná-los inteligentes. Com o Samsung Bixby, a Samsung avança com um serviço personalizado e inteligente para dispositivos adicionais. Em 2018, o objetivo é que diversos modelos de Samsung Smart TVs e os novos frigoríficos Samsung Family Hub tenham o controlo de voz através de Samsung Bixby, com vista a facilitar as tarefas diárias dos seus utilizadores.

E porque a conectividade aumentada necessita de uma segurança melhorada, a Samsung anunciou os seus planos de incorporar a tecnologia Samsung Knox nos seus equipamentos conectados, incluindo nas Smart TV, nos produtos móveis e nos eletrodomésticos inteligentes. A tecnologia Knox inclui um sistema de segurança de hardware e atualizações de firmware, para ajudar a garantir que os dispositivos estão devidamente protegidos.

Ainda durante a conferência de imprensa na CES 2018, a Samsung sublinhou o seu compromisso no investimento em tecnologias inovadoras. Em 2017, a Samsung investiu mais de 14 mil milhões de dólares em I&D. Foram também incrementados os investimentos através da Samsung NEXT – uma iniciativa chave para acelerar a transformação numa empresa de hardware e software integrado.

A Samsung criou ainda um novo Centro de Inteligência Artificial, como parte integrante da sua nova unidade consolidada de investigação – a Samsung Research. O Centro de Inteligência Artificial, que inclui quatro laboratórios em todo o mundo (Toronto, Montreal, Cambridge (Reino Unido) e Rússia) irá em 2018 levar adiante as ambições da empresa na Inteligência Artificial, em conjunto com o trabalho em curso da Samsung, na Coreia e em Silicon Valley, e com as fusões e aquisições nesta área.

Recomendado pelos leitores

Lenovo comemora os 25 anos do ThinkPad com Parceiros
EVENTOS

Lenovo comemora os 25 anos do ThinkPad com Parceiros

LER MAIS

CES 2018: Samsung digitaliza as salas de reuniões com novo ecrã interativo
EVENTOS

CES 2018: Samsung digitaliza as salas de reuniões com novo ecrã interativo

LER MAIS

CES 2018: Dell renova gama de notebooks profissionais Latitude
EVENTOS

CES 2018: Dell renova gama de notebooks profissionais Latitude

LER MAIS

IT CHANNEL Nº43 Dezembro de 2017

IT CHANNEL Nº43 Dezembro de 2017

VER EDIÇÕES ANTERIORES