2016-9-23

EVENTOS

Canalys Channels Forum 2016 debaterá o papel dos Parceiros na era do “Digital First”

O Canalys Channels Forum realiza-se em Barcelona de 3 a 5 de outubro e contará com a participação dos maiores players da indústria e da distribuição. Em destaque estará a transformação digital a ocorrer em todos os setores e o que esta significa para o Canal

Canalys Channels Forum 2016 debaterá o papel dos Parceiros na era do “Digital First”

O Canalys Channels Forum é o maior evento europeu dedicado ao Canal de IT e tem este ano por lema o “Digital First”. O fórum destina-se a todos os Parceiros de Canal que atuem no mid-market e tem por principais keynotes, para além dos analistas da Canalys, players como a Cisco, APC by Schneider Electric, HP, Intel, Hewlett Packard Enterprise, Dell, Lenovo e Eaton, entre muitos outros. Este ano os distribuidores também terão uma forte presença: Ingram Micro, Tech Data, Avnet, Arrow ECS e Comstor são apenas alguns nomes já confirmados. Theaters sobre mercados verticais, best practice workshops, vendors round tables e reuniões one-to-one completam o programa de dois dias deste evento. O IT Channel, Parceiro de media do evento, conversou em exclusivo com Robin Ody, research analyst da Canalys, para saber o que podem os Parceiros portugueses esperar desta edição.
 

IT Channel – Porquê “Digital First”?

Robin Ody- A maioria das organizações vocacionadas para o utilizador final estão a refletir sobre o modo como podem adotar o digital para se tornarem mais competitivas. Acreditamos que em breve ocorrerá uma mudança nos orçamentos de IT, em direção aos serviços, a tecnologias guiadas por software, cloud, analytics, automação e aplicações, ou seja, tecnologias que permitem que as empresas se transformem digitalmente.

O que podem os participantes esperar do evento?

Os participantes terão a oportunidade de escutar alguns dos principais líderes da indústria. Estamos a falar de um evento que é um dos mais respeitados do Canal de IT, com um ambiente rico em conhecimentos de natureza teórica e prática, o que promove fortes redes de parcerias.

Porque devem os Parceiros de Canal portugueses marcar presença?

Muitas das questões que os afetam também existem noutras partes da EMEA, nomeadamente cibersegurança, desenvolvimentos no data center e em tecnologias cloud e o aumento dos modelos de negócio liderados pelo software. Apesar das parcerias locais serem a chave no Canal de IT, existem cadeias de receitas que também estão a ser encontradas numa maior variedade de oportunidades, por vezes através de redes regionais mais amplas. O Canalys Channels Forum é uma importante plataforma para os Parceiros de cada região se juntarem, aprenderem e partilharem informações sobre boas práticas.

Que novidades foram introduzidas nesta edição?

Channel tracks foram adicionadas para melhorar as oportunidades dos parceiros aprofundarem as áreas que mais os afetam, incluindo o papel do marketing digital, a venda a linhas de negócio, o crescimento dos marketplaces de Canal e a Internet of Things. Tudo isto integra um leque de investigação da Canalys desenhado para dar uma perspetiva mais ampla sobre o atual cenário do Canal, que está em constante mudança.

Qual o maior desafio que os Parceiros enfrentam?

O “Digital First” exigirá uma mudança na perspetiva, visão e liderança. Obrigará a que se entendam as exigências dos clientes, que esperam cada vez mais engagement com os seus Parceiros de Canal e vendors, requerendo uma forma mais eficiente e conetada de trabalhar. O modo tradicional de atuação do IT não fará parte de todas as implementações, pelo que os Parceiros devem procurar envolver-se de forma mais significativa com novos patrocinadores de projetos. Cada vertical está a abraçar o digital de forma diferente, sejam os seviços  financeiros, a saúde, o setor público, a educação, o retalho ou o manufacturing. É cada vez mais determinante acumular conhecimento sobre cada vertical, nomeadamente ao nível da pré-venda e da consultoria. Este será, no entanto, um enorme desafio, tendo em conta o défice de competências e a transformação cultural necessária.

O que mudará no portfólio dos Parceiros?

Dependerá muito do objetivo de cada um. Os que planearam capitalizar a gestão da mudança digital estão já a observar o sucesso das práticas centradas no digital, que incluem gestão da mudança e engagement orientado à experiência do cliente. Para a maioria, no entanto, o digital significa lidar com novas aplicações e entregar mais capacidade de data center (seja on-premises ou a partir da cloud), redes mais rápidas, analítica e segurança para suportar essas aplicações.

Estão as operações entre Parceiros e vendors preparadas para suportar o digital?

O relacionamento entre vendors e Parceiros tem de acompanhar a atual disponibilidade das empresas para o “Digital First”. Já observámos um enorme progresso na digitalização dos processos de back- -end, como o processamento de encomendas, por exemplo. Mas ainda existe trabalho a ser feito ao nível da preparação dos Parceiros no que diz respeito a servir os clientes mais eficazmente ao longo de todo este trajeto.

ARTIGOS RELACIONADOS

IT Channel é agora Parceiro da Canalys
IT CHANNEL

IT Channel é agora Parceiro da Canalys

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.