Advertorial— Alcatel- Lucent Enterprise em 2017-9-28

A FUNDO

OmniAccess Stellar WLAN, para uma infraestrutura de WiFi escalável e segura

Com a OmniAccess Stellar, a Alcatel-Lucent Enterprise disponibiliza uma nova solução WiFi com arquitetura de próxima geração, que recorre a um controlo distribuído para proporcionar uma infraestrutura sem fios segura, com alta disponibilidade e qualidade, para empresas verdadeiramente mobile e de qualquer dimensão

OmniAccess Stellar WLAN, para uma infraestrutura de WiFi escalável e segura

No passado, o mercado de WiFi empresarial começou com access points (APs) autónomos, com cada AP a ter de ser configurado individualmente. Esta abordagem não se adequava a instalações em empresas de maior dimensão, o que levou ao aparecimento do primeiro controlador centralizado WLAN – um dispositivo montado em rack ou servidor, que funciona com APs simples, disponibilizando-lhes centralmente o firmware e configuração de forma automática.

Deste modo, oferece-se um único ponto de gestão de toda a rede sem fios. Hoje podemos virtualizar o controlador e implementar e executar de forma distribuída no próprio AP, com inteligência coordenada. Esta é a escolha das soluções Alcatel-Lucent Enterprise: os APs inteligentes e avançados são geridos como um único sistema e lidam com o tráfego de controlo de forma distribuída e coordenada.

Benefícios do controlo distribuído

Este tipo de arquiteturas proporciona diversas vantagens, nomeadamente a redução das despesas de capital, quando nenhum controlador é estritamente necessário. Além disso, a Alcatel-Lucent Enterprise fornece uma única licença para a gestão do AP, que inclui todas as funcionalidades necessárias para uma rede sem fios de última geração (deteção de intrusão, firewall, inspeção profunda de pacotes), reduzindo assim os custos de software. Há também menores gastos operacionais, porque não ter controladores significa menos equipamento para operar e gerir. Maior resiliência é outro dos benefícios, porque não existe um único ponto de falha.

Por outro lado, não há constrangimentos de tráfego e menor latência — o tráfego não é mais encaminhado para o controlador centralizado, mas comutado diretamente para o switch. Por último, destaca-se a maior escalabilidade: nenhum controlador a mais será necessário, independentemente do tamanho da instalação. Quando for necessário crescer, basta apenas adicionar novos access points.

OmniVista 2500 NMS

A família OmniVista 2500 NMS inclui agora as funcionalidades específicas de gestão da solução OmniAccess Stellar, e gestão de políticas unificadas UPAM. A Versão 4.2.2 do OmniVista 2500 incorpora três novos tipos de solução de gestão das licenças Stellar: licenças de AP (OV-AP-NM-xx), licenças UPAM para gestão de convidados (OV-GA-xx) e licenças UPAM para gestão de dispositivos BYOD (OV-BYOD-xx). As licenças de "AP" para gestão unificada (AP1101, AP1221, AP1222, AP1231, AP1232, AP1251) incluem o registo de pontos de acesso, topologia, resolução de problemas, operações, smart analytics e gestão de configurações, incluindo regras de acesso unificado baseadas em perfis. Também incluem funcionalidades específicas de rádio, como a gestão de RF (rádio frequência), WIPS (Wireless Intrusion Prevention), ferramentas de planeamento/mapa de cobertura.

A autenticação unificada Policy Manager (UPAM) integrada disponibiliza a funcionalidade para autenticação avançada, oferecida por licenças específicas para o acesso de visitantes e BYOD (Bring Your Own Device). Com suporte para as soluções OmniAccess Stellar, a Versão 4.2.2 do OmniVista 2500, “OV-Starter Pack”, agora inclui 10 licenças para pontos de Acesso, 10 licenças para o acesso de visitantes e 10 licenças para BYOD de forma gratuita. Esta solução integra-se com as últimas soluções de segurança nesta área. Graças à compatibilidade com o software de gestão OV2500 e firmware AOS dos switches da Alcatel-Lucent Enterprise, dispõe de tecnologia DPI (Deep Packet Inspection) para análise de tráfego inteligente de aplicações Layer 7.

Esta nova solução permite escalar da pequena solução empresarial até soluções de grande porte e distribuídas geograficamente, com possibilidade de ligação à nuvem, serviços integrados de BYOD, NAC e Guest Portal.

Dois tipos de instalação

A família OmniAccess WLAN Stellar pode ser instalada de duas maneiras diferentes, dependendo do tipo de cliente e suas necessidades: WiFi Enterprise e WiFi Express. A primeira, oferece opções avançadas para a gestão de radiofrequência (RF), WIDS/WIPS de deteção e prevenção, plantas e mapas de cobertura para o planeamento de uma solução física em WLAN, como um RADIUS integrado, BYOD e um Portal GUEST avançado.

O administrador de rede pode obter uma visão completa das aplicações em execução na rede sem fios e configurar controlos e políticas apropriados. A configuração WiFi Express, funciona num grupo de APs autónomo e de arquitetura simplificada, com uma Página de GUEST e gestão de Rádio Frequência (RF) simples, permitindo instalações em “plug-and-play”, por exemplo, para PME.

Este grupo de pontos de acesso é um sistema independente, sem recurso a qualquer ferramenta de gestão e é expansível para já a 32 APs só com dispositivos AP1101, ou até 64 em um grupo misto com APs da gama superior (exemplo: 4x AP12xx e 60x AP1101 ou 64x AP12xx).

 

Advertorial

Artigo produzido por Alcatel-Lucent Enterprise

Recomendado pelos leitores

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel
A FUNDO

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel

LER MAIS

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade
A FUNDO

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade

LER MAIS

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros
A FUNDO

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.