2014-10-07

SEGURANÇA

Utilizadores de Mac OS X recebem malware pelo menos 10 vezes por ano

Os analistas da Kaspersky Lab calcularam as probabilidades de um programa malicioso infectar um dispositivo Mac OS X. Em Agosto, a possibilidade de um encontro não desejado com malware neste tipo de sistema operativo era de 3%. Comparada com os 21% de risco de infecção que enfrentam os utilizadores do Windows, esta situação com os Macs parece muito mais tranquila. No entanto, se este valor for proporcional ao número de potenciais incidentes, o problema já não parece tão trivial

Utilizadores de Mac OS X recebem malware pelo menos 10 vezes por ano

Nos primeiros oito meses de 2014, a Kaspersky registou quase 1.000 ataques únicos contra dispositivos Mac

De acordo com dados da Kaspersky Security Network, um utilizador da Internet activo pode deparar-se com malware instalado no seu dispositivo Mac OS X pelo menos 10 vezes num só ano.

O malware para Mac OS X mais destacado dentro da recolha realizada pela Kaspersky Lab inclui o backdoor Callme, que dá aos cibercriminosos acesso remoto ao sistema e, como função adicional, rouba os contactos dos proprietários – provavelmente como técnica de abordagem a futuras vítimas.

Outro backdoor, o Laoshu, está assinado com um certificado de confiança do editor. Aparentemente, os criadores deste malware prepararam-se para o distribuir através da AppStore. A função do Laoshu é fazer capturas de ecrã a cada minuto. Um terceiro programa espião, o Ventir, inclui funções de controlo remoto e pode registar as teclas premidas pelo utilizador. A recolha de amostras também inclui um programa espião para iPhone, que contém encriptação de ficheiros e, pela primeira vez, o roubo de Bitcoins para OS X.

“Nos últimos quatro anos, o panorama das ameaças para Mac alterou-se significativamente - de casos isolados para uma epidemia global causada pelo worm Flashback, que infectou 700.000 dispositivos Mac à volta do mundo em 2011. Este foi um ponto de viragem; depois disso, começámos a ver centenas de programas maliciosos para Mac a surgirem todos os anos. Por outro lado, o Mac OS X foi o foco de operações de espionagem protagonizadas por malwares populares, como o The Mask/Careto e Icefog”, afirmou Eugene Kaspersky, Chairman e CEO da Kaspersky Lab.

De acordo com os dados da Kaspersky Lab, os utilizadores dos Estados Unidos e Alemanha sofreram, de longe, a grande maioria dos ataques em 2013-2014, com mais de 66.000 detecções registadas nesses países. Os seguintes cinco países da lista - Reino Unido, Canadá, Espanha, Itália e Austrália – tiveram até 7.700 detecções cada um.

10 conselhos simples para aumentar a segurança do seu Mac

1 - Crie uma conta sem privilégios de administrador para as actividades quotidianas.
2 - Use um browser que ofereça sistema de isolamento de processos e tenha um sólido historial de resolução rápida de problemas de segurança.
3 - Desinstale a versão autónoma do Flash Player.
4 - Desinstale o Java do computador.
5 - Execute a “Actualização de Software” e corrija o equipamento com as actualizações disponíveis.
6 - Use um gestor de passwords para ajudar a combater os ataques de phishing.
7 - Desactive o IPv6, Airport e Bluetooth sempre que não forem necessários.
8 - Active a encriptação de disco completa.
9 - Actualize o Adobe Reader para a última versão.
10 - Instale uma boa solução de segurança.

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.