2014-8-06

SEGURANÇA

Testes do NIST

Tecnologia de Reconhecimento Facial NEC alcança 1º lugar pela terceira vez consecutiva

A NEC Corporation (NEC) em conjunto com a NEC Corporation of America (NECAM), líder no fornecimento e integração de soluções avançadas de TI, comunicações, serviços profissionais e soluções de biometria, anuncia que a tecnologia de reconhecimento facial da NEC obteve a avaliação de desempenho mais elevada no recente Teste de Soluções de Reconhecimento Facial de 2014, realizado pelo «National Institute of Standards and Technology» (NIST) dos Estados Unidos

Tecnologia de Reconhecimento Facial NEC alcança 1º lugar pela terceira vez consecutiva

NEC Obtém Pontuação Mais Elevada em termos de Precisão e classificação «Melhor da Categoria» em termos de Desempenho no Teste de Mercado do NIST a Soluções de Reconhecimento Facial

Os resultados foram publicados no «Interagency Report» do NIST - NISTIR 8009 - Performance of Face Recognition Algorithms. O relatório do NIST é geralmente considerado como uma referência de benchmark na determinação da solução de software de reconhecimento facial mais precisa, para pesquisas do tipo «um-para-muitos», em diversas situações.

A tecnologia da NEC ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, depois de ter atingido o mesmo lugar no «Multiple Biometric Grand Challenge» de 2009 (MBGC 2009) e no «Multiple Biometrics Evaluation» de 2010-2011 (MBE 2010-2011). O mais recente teste de Soluções de Reconhecimento Facial para pesquisas do tipo «um-para-muitos» (classe C) avaliou a precisão de entrada em bases de dados e de pesquisas de identidade pessoal utilizando volumes maciços de imagens faciais (mais de 1,6 milhões de pessoas), incluindo múltiplas fotos «de elevada qualidade» de criminosos e suspeitos, fotos instantâneas «de baixa qualidade» tiradas por webcam, e fotos tipo passaporte/visto «de qualidade padrão».

Doze fornecedores comerciais e quatro instituições académicas participaram na avaliação de Soluções de Reconhecimento Facial, que consistiu em vários cenários de teste concebidos para determinar o nível de precisão, com base nas taxas de erro medidas. A precisão das pesquisas da NEC não só ultrapassou, de longe, a dos concorrentes, como também melhorou, de forma significativa, em relação aos testes anteriores realizados no MBE 2010. No primeiro nível de testes das taxas de erro de reconhecimento facial numa amostra de 1,6 milhões de indivíduos, a NEC obteve uma pontuação de 4,1%, tendo o segundo melhor fornecedor obtido uma pontuação de 9,1%. Dito de uma outra forma, esta diferença entre a NEC e o segundo melhor fornecedor pode traduzir-se em 80,000 reconhecimentos errados, logo neste primeiro nível de testes.

Os algoritmos de reconhecimento facial da NEC foram também mais rápidos do que os de todos os outros fornecedores que participaram, necessitando de aproximadamente 0,2 segundos por imagem para criar e pesquisar uma imagem entre 1,6 milhões de registos. A taxa de correspondência da NEC é superior a 6,2 milhões de correspondências por segundo e por CPU. Globalmente, os algoritmos da NEC são tipicamente duas a quinze vezes mais rápidos do que os dos concorrentes.

Além disso, segundo os seus próprios testes de avaliação, a NEC melhorou, de forma significativa, as suas capacidades para a correspondência do tipo «um-para-um», onde duas imagens faciais são avaliadas para determinar se são da mesma pessoa, conseguindo um nível excepcional de precisão e reduzindo, em dois terços, a taxa de erros de reconhecimento, em relação às suas tecnologias actuais.

«O teste de benchmark do NIST proporciona avaliações objetivas e precisas através da realização de «testes cegos» das tecnologias de reconhecimento de um amplo leque de empresas. Estes testes são apoiados por importantes organizações, incluindo o FBI, o Departamento de Segurança Interna e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, ajudando a atrair a atenção de todo o mundo para uma avaliação de elevado grau de fiabilidade» disse Shigeki Yamagata, Diretor Geral, Information and Media Processing Laboratories da NEC Corporation.

«Estes são resultados extraordinários, considerando os testes anteriores do MBGC 2009 e do MBE 2010 do NIST, nos quais a NEC também obteve a primeira posição no ranking e um desempenho superior. Estas melhorias demonstram que a NEC não só tem um desempenho superior ao da concorrência, como está também a melhorar a sua própria solução», afirmou Raffie Beroukhim, Vice-presidente da Divisão de Soluções de Biometria da NECAM. «O algoritmo de reconhecimento facial da NEC melhorou sobretudo em termos da precisão das pesquisas «um-para-muitos», comparado com os outros participantes da indústria.»

A solução de reconhecimento facial automático (AFR) da NEC está a ganhar cada vez mais aceitação junto de várias novas indústrias, para além da sua utilização tradicional na área de aplicação da lei. A venda a retalho, a indústria da hospitalidade e outros segmentos de mercado, estão a concretizar os potenciais benefícios financeiros e a aumentar a satisfação dos clientes, através de melhorias na experiência do cliente, devido à utilização do AFR.

Desde os anos setenta, a NEC tem investido recursos significativos na investigação e no desenvolvimento das suas tecnologias de identificação biométrica, liderando a nível mundial, de forma consistente, nos resultados de testes independentes de avaliação realizados por terceiros. Estes resultados mais recentes confirmam, mais uma vez, a superioridade da NEC no domínio do reconhecimento facial.

«O ponto forte da tecnologia de reconhecimento facial da NEC reside na sua capacidade de lidar com os vídeos e as imagens de vigilância de baixa qualidade e muito comprimidas,» afirmou Beroukhim. «Embora no passado a tecnologia de reconhecimento facial tenha sido considerada de utilidade marginal, a utilização da tecnologia de reconhecimento facial da NEC está a resultar numa taxa mais elevada de identificações positivas em investigações da vida real, onde a precisão da NEC se distancia dos outros fornecedores de tecnologia de reconhecimento facial, ajudando a manter a segurança nas nossas comunidades.»

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