2020-11-23

SEGURANÇA

Sophos: a evolução da cibersegurança

As vulnerabilidades, os riscos inerentes ao software e as próprias infraestruturas de IT estão cada vez mais complexas. No Sophos Evolve discutiu-se a evolução da cibersegurança, das ameças e dos cibercriminosos no panorama atual

Foi num evento intitulado de Sophos Evolve que vários representantes da Sophos Iberia discutiram temas relacionados com a evolução da cibersegurança e do cibercrime.

Segundo a SophosLab, e sendo o ransomware uma realidade cada vez mais presente, só no último trimestre, o pré-pagamento de resgates aumentou 21%. O pagamento médio de resgate no trimestre recém-concluído é agora equivalente a 233.817,30 euros, um valor a pagar em criptomoedas. O pagamento médio foi de 84.116 euros.

Por outro lado, a cibersegurança, as ameaças e cibercriminosos estão em constante evolução e as vulnerabilidades, os riscos inerentes ao software e as próprias infraestruturas de IT estão cada vez mais complexas. 

Ricardo Maté Salgado, Diretor General Sophos Iberia, explica que 51% das organizações acreditam que minimizar o risco de um ciberataque é uma prioridade, 51% sofreu pelo menos um grave incidente de ransomware nos últimos 12 meses e 70% sofreu um incidente de segurança pública na cloud no ano passado.

52% das violações que ocorrem nas organizações derivam de hackers e são precisos cerca de 206 dias para uma organização detetar uma violação”, explica Iván Mateos Pascual, Ingeniero Preventa Sophos Iberia.

Fatores como o aumento de campanhas de desinformação, a utilização cada vez maior da inteligência artificial e machine learnig, a sofisticação dos ataques de ransomware, os ataques de ransomware em hospitais, sistemas sanitários e outras infraestruturas, bem como os ataques a dispositivos e sistemas IoT- em conjunto com o aparecimento da pandemia provocada pelo COVID-19- conduziram a um aumento de ciberameaças baseadas em ataques a redes e dispositivos domésticos, ataques a produtos farmacêuticos e trabalhos de investigação, ataques a ferramentas e soluções utilizadas durante o teletrabalho e ataques a serviços na cloud. 

Na perspetiva de Keren Elazari, Security Analyst & Ethical Hacker, “é necessário adotar uma mentalidade mais ampla, uma abordagem de defesa do ecossistema e não só de produtos pontuais. No fundo, uma segurança abrangente”, afirma. “O próximo passo é preparar-nos para essa futuro e realidade híbrida alargada”

Keren Elazari acredita ainda que é fundamental criar mecanismos de acesso seguros, serviços, aplicações na cloud e mecanismos de autentificação para os utilizadores que confiam neste novo mundo de trabalho, onde as pessoas trabalham a partir de qualquer lado.

Os hackers brancos intensificaram-se ao longo da pandemia sob a forma de programas de recompensa por erros, permitindo a esta espécie de hackers individuais reportarem vulnerabilidades e problemas de segurança de empresas como o Facebook e a Google que têm programas de recompensa por erros e que utilizam este conhecimento para se proteger”, afirma.

Alberto R.Rodas, Diretor de Engenharia da Sophos Iberia, explica que a solução da Sophos para campanhas de ataques baseia-se na solução Phish Threat, desenvolvida em três passos:

Teste- Modelos de ataque personalizáveis e alimentados pela mais recente inteligência de ameaça;

Formação- Gama de cursos de formação interativa que abrangem temas de segurança;
Medidas- Campanha de report; É tomada uma postura de segurança por  parte da organização, grupo ou indivíduo.

"Na Sophos protegemos as pessoas do cibercrime desenvolvendo produtos e serviços poderosos e intuitivos que fornecem ao mundo a cibersegurança mais eficaz para organizações de qualquer dimensão", conclui Ricardo Maté Salgado

Recomendado pelos leitores

SolarWinds lançam correção depois de campanha de hacking
SEGURANÇA

SolarWinds lançam correção depois de campanha de hacking

LER MAIS

As principais ciberameaças em 2021
SEGURANÇA

As principais ciberameaças em 2021

LER MAIS

SolarWind: Impacto no governo dos EUA continua a crescer
SEGURANÇA

SolarWind: Impacto no governo dos EUA continua a crescer

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.