2023-8-28

SEGURANÇA

Soluções de operações da Fortinet utilizam IA para reduzir tempo de deteção e resposta

Para reduzir o tempo de deteção e resposta a incidentes de três semanas para uma hora, a Fortinet utiliza inteligência artificial nas suas soluções de operações de segurança

Soluções de operações da Fortinet utilizam IA para reduzir tempo de deteção e resposta

A Fortinet anunciou os resultados de uma análise independente pelo Enterprise Strategy Group (ESG) que quantifica os benefícios para os clientes na implementação de soluções de operações de segurança da Fortinet. A análise determinou que os clientes melhoraram drasticamente a deteção, contenção, investigação e resposta, tornando as equipas de segurança até 86% mais eficientes em termos operacionais. As organizações reduziram o ciber risco, melhoraram a produtividade e permitiram que as equipas existentes fizessem mais em menos tempo. E todas essas melhorias têm um período de retorno do investimento de apenas um mês.

Para proteger a superfície de ataque em rápida expansão face à aceleração das ciberameaças, as empresas devem implementar soluções de cibersegurança que tirem partido da inteligência artificial [IA]. Estamos satisfeitos que o ESG tenha quantificado os benefícios da abordagem da Fortinet para operações de segurança [SecOps], ajudando as empresas a tomar decisões informadas sobre a vantagem na deteção e contenção automatizada de incidentes, bem como na investigação e resposta mais abrangentes”, afirma John Maddison, Chief Marketing Officer and EVP, Product Strategy da Fortinet.

A análise do ESG tem como base a realização de entrevistas aos utilizadores finais, durante as quais estes estabeleceram o tempo que cada organização demorava a lidar com as funções críticas das operações de segurança, tais como o tempo para detetar, validar e conter incidentes, bem como o tempo para os investigar e mitigar definitivamente. Juntamente com a documentação técnica, casos de estudo existentes, análises de terceiros e os dados do setor, o ESG conseguiu estabelecer referências qualitativas e quantitativas em relação a essas funções, especialmente para o potencial risco, tempo e economia de custos que uma organização média deve esperar.

De acordo com a análise do ESG, as organizações que implementaram as soluções de operações de segurança da Fortinet obtiveram economias e benefícios significativos em três áreas:

  • Rápida detenção e prevenção (EDP): o tempo para identificar ameaças foi reduzido de 168 horas (21 dias úteis) – caso cheguem a ser detetadas –, para menos de uma hora e muitas vezes apenas segundos usando as tecnologias Fortinet EDP, que incluem FortiEDR, FortiDeceptor, FortiRecon, FortiSandbox e FortiNDR que usam inteligência artificial (IA) e outras análises comportamentais avançadas. O tempo para fazer a triagem dessas ameaças foi reduzido de oito horas para dez minutos, e o tempo para contê-las passou de 4,2 horas para um minuto com base na abordagem integrada da Fortinet;
  • Análise centralizada e automatização de respostas (CARA): o tempo para investigar ameaças passou de seis horas para um minuto (ou menos) utilizando a informação e a automatização dos componentes Fortinet CARA, que incluem FortiAnalyzer, FortiSIEM, FortiXDR, FortiSOAR e os serviços geridos de deteção e resposta. Mais importante ainda, o tempo para corrigir essas ameaças foi reduzido de 12,5 horas para 5-10 minutos na maioria dos casos;
  • Formação e preparação: a formação da Fortinet aos utilizadores finais e analistas reduziu os riscos de ataques de phishing e melhorou a rapidez e a resposta a incidentes, o que resultou em menos horas gastas pela equipa de segurança a responder a incidentes. Um cliente estimou que o número de pessoas que clicaram em links fraudulentos desceu 84%. Além disso, a formação de profissionais de cibersegurança levou a uma integração mais rápida e a aumentos na produtividade, eficiência e capacidades.

Para além da aceleração do tempo para detetar, conter, investigar e responder a incidentes, o ESG modelou as economias operacionais esperadas relacionadas com a produtividade da equipa de segurança comunicada pelos inquiridos. Os resultados mostraram que as tecnologias Fortinet EDP poderiam reduzir o tempo médio gasto por incidente em 86%, evitando a perda de 993 mil dólares por ano para realizar a mesma quantidade de trabalho. E a adição de tecnologias Fortinet CARA poderia resultar numa economia de tempo de 99%, evitando 1,14 milhões de dólares em custos operacionais anuais.

No relatório, o ESG também prevê que os produtos da Fortinet podem reduzir o tempo médio de exposição ao risco em 97% com EDP e 99% com EDP e CARA, ajudando as organizações a evitar um custo esperado de ciberataques numa média de 1,3 milhões de dólares.

Combinando o melhor da produtividade e os custos com as poupanças de prevenção de riscos, obtém-se um período de retorno de investimento de um a 2,5 meses para o Fortinet EDP e de um a 1,7 meses para a combinação de EDP e CARA.

O Fortinet SecOps Fabric aplica inteligência artificial, machine learning e integração em toda a superfície de ataque digital com controlos de segurança distribuídos que abrangem a rede, o endpoint, as aplicações e a cloud, que detetam componentes e atividades projetadas para contornar a segurança tradicional, ocultando-se entre as operações legítimas. Ao mesmo tempo, uma abordagem centralizada para investigação e resposta mais abrangentes acelera o retorno de uma organização para uma operação segura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fortinet reforça aposta no licenciamento flexível
SEGURANÇA

Fortinet reforça aposta no licenciamento flexível

LER MAIS

Fortinet: “a cibersegurança não acaba enquanto tivermos ameaças e ciberataques”
EVENTOS

Fortinet: “a cibersegurança não acaba enquanto tivermos ameaças e ciberataques”

LER MAIS

Programa Engage Partner da Fortinet tem novas atualizações
NEGÓCIOS

Programa Engage Partner da Fortinet tem novas atualizações

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.