2020-11-09

SEGURANÇA

Relatório revela aumento de risco no trabalho remoto

Um dos grandes destaques deste relatório prende-se com o risco do trabalho remoto e, associado, o crescimento de ataques ao protocolo multicanal Remote Desktop Protocol

A Eset lançou o seu Threat Report para o terceiro trimestre do ano, resumindo as principais estatísticas dos sistemas de deteção da Eset e enfatizando os exemplos da investigação em cibersegurança da sua equipa de especialistas.

Após os longos meses de apropriação do tema da COVID-19 para as suas campanhas maliciosas, os cibercriminosos parecem ter retomado as suas habituais táticas no terceiro trimestre de 2020. De acordo com a Eset, uma área onde o risco permanece particularmente elevado é, ainda assim, a do trabalho remoto.

A telemetria da Eset revela o crescimento de ataques ao protocolo multicanal Remote Desktop Protocol (RDP). Enquanto o número de clientes-alvo únicos cresceu em mais de um terço, o número total de tentativas de ataque aumentou 140%. A equipa de investigação da Eset comenta que o crescimento dos ataques através de RDP pode ser um resultado do número cada vez maior de sistemas pouco seguros ligados à Internet durante a pandemia ou, possivelmente, uma consequência de outros criminosos se estarem a inspirar em gangues de ransomware que têm por alvo o protocolo RDP.

No relatório de terceiro trimestre, a Eset também observou o ressurgimento de “cryptominers”, o regresso do Emotet após meses de inatividade, e o aparecimento de malware bancário Android depois do lançamento do código-fonte do famoso trojan bancário móvel Cerberus.

Complementando a avaliação assinalada no relatório, a Eset compilou também algumas das mais importantes descobertas dos seus investigadores, incluindo a vulnerabilidade de chips Wi-Fi para bugs do tipo KrØØk, e a exposição de sistemas Macintosh a malware incluído com uma aplicação de comércio de criptomoeda.

Finalmente, este Threat Report chama a atenção para os vários debates virtuais conduzidos por especialistas de investigação da Eset no terceiro trimestre, introduz os painéis de discussão planeados para o próximo trimestre, e oferece uma visão geral das contribuições da Eset para a base de conhecimento MITRE ATT&CK.

Recomendado pelos leitores

Malware nunca antes visto ameaça utilizadores Android
SEGURANÇA

Malware nunca antes visto ameaça utilizadores Android

LER MAIS

“Queremos incluir todos os Parceiros Panda no Programa WatchGuard One”
SEGURANÇA

“Queremos incluir todos os Parceiros Panda no Programa WatchGuard One”

LER MAIS

Sophos: a evolução da cibersegurança
SEGURANÇA

Sophos: a evolução da cibersegurança

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 72 NOVEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 72 NOVEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.