2014-5-08

SEGURANÇA

Quem espia o seu e-mail ? 50 milhões de alemães já disseram NICHT !

Desde as revelações sobre violações de dados iniciada com o caso Snowden , um número crescente de utilizadores de-mail na Alemanha estão agora mais conscientes das vulnerabilidades dos seus dados privados, seja por receio de um controlo de uma agência governamental "legitima" como a NSA, seja por parte de qualquer outra entidade cuja motivação pode ser desconhecida.

Quem espia o seu e-mail ? 50 milhões de alemães já disseram NICHT !

"Os alemães estão profundamente perturbados por os últimos relatórios sobre a potencial intercepção de dados de comunicação ", afirmou René Obermann , CEO da Deutsche Telekom no ano passado.
Na época, foi anunciando o lançamento de "E-mail made ​​in Germany", que prometeu criptografar e-mails automaticamente com SSL sempre que possível. Além disso, para tornar a vida mais difícil para a NSA e outras entidades estrangeiras, e-mails enviados através do serviço entre os utilizadores na Alemanha nunca saem do país.

A partir dessa altura , alguns dos principais ISP alemães - incluindo Web.de e GMX - aderiram à iniciativa para oferecer o serviço , e de acordo com a Deutsche Telekom , cerca de 50 milhões de clientes estão agora a usá-lo .

Da mesma forma , o interesse em outro serviço, o Posteo - um provedor de e-mail alemão que oferece aos utilizadores o anonimato completo e criptografia SSL - cuja base de utilizadores subiu com as revelações de Snowden . De acordo com a Bloomberg, nos seis meses após a fuga de informação , o serviço triplicou.

Juntando a oferta de opções seguras na Alemanha, um novo serviço de e-mail totalmente focado na privacidade chamado Lavaboom foi lançado em beta em Abril passado. O serviço fornece criptografia PGP , sem necessidade de software adicional, os utilizadores beneficiam de e-mail criptografado (PGP) entre si e com os utilizadores dos serviços semelhantes, como Riseup e Hushmail .

As chaves de criptografia PGP são hospedados nos clientes e não estão directamente acessíveis pela Lavaboom (de modo que, se alguma agência vier bater a porta do Datacenter a Lavaboom pode legalmente reivindicar que eles não têm a capacidade de descriptografar e-mails dos utilizadores , política também conhecida como " privacidade zero conhecimento ").

Empresas como a Lavaboom estão a descobrir que a Alemanha - com uma população que está cada vez mais focada nos riscos de segurança , juntamente com rigorosas normas de privacidade do país - é um bom lugar para oferecer um serviço de e-mail seguro.

Na verdade, o Centro Independente de Protecção de Dados , uma agência do governo, informa explicitamente os utilizadores de e-mail para evitar serviços de internet norte-americanos. Ao escolher um fornecedor , as empresas europeias e alemãs são preferíveis aos " de países terceiros, em particular os EUA, porque a legislação europeia de protecção de dados é aplicável" , diz o site da agência.

O fim para Safe Harbour?

A iniciativa americana e europeia de partilha de informações designada por acordo Safe Harbour e aprovada em 1998, tem na Alemanha uma interpretação mais restritiva. Em 2010 , o governo alemão criou um quadro mais rigoroso para o acordo, que as empresas alemãs têm de cumprir para compartilhar dados com organizações de outros países para salvaguardar a privacidade e manter um maior nível de transparência.

No rasto das revelações que vieram a público, tem havido apelos no país para renunciar o acordo,"Os europeus devem rescindir o acordo Safe Harbor “,afirmou Manfred Weber,deputado Europeu Democrata Cristão, à Der Spiegel.

É em todo este clima de desconfiança, e não só sobre as Agências Governamentais, que fazem os utilizadores sentirem a sua privacidade exposta, dando oportunidade ao desenvolvimento de produtos e serviços que garantam a segurança e confidencialidade, que o digam os 50 milhões dos alemães que já aderiram ao “E-mail made ​​in Germany”

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.