2017-4-17

SEGURANÇA

Prisioneiros OEM

Dois reclusos no estado do Ohio, EUA, assemblaram dois PCs sobre madeira e esconderam-no no teto

Prisioneiros OEM

Fotografia do teto do pavilhão de formação onde os reclusos construíram o seu PC

A criatividade e engenho humanos não têm limites, e dois prisioneiros de uma penitenciária do estado norte-americano do Ohio não quiseram ficar infoexcluídos da transformação digital e montaram os seus próprios PCs ligados à rede da prisão.

Nos discos foi encontrado um pouco de tudo: pornografia, instruções para fazer bombas, séries completas de cartões de crédito, ou como fazer artesenalmente drogas.

O caso já tem algum tempo mas apenas na passada semana as autoridades estaduais revelaram o incidente, agora que este se tornou público por ter chegado às mãos da procudaria local.

A montagem dos PCs foi possível porque os prisioneiros trabalharam num programa de reciclagem de eletrodomésticos e outras aparelhagens, onde conseguiram ir subtraíndo os componentes necessários a montar dois computadores. Como o desaparecimento de uma caixa seria muito provavelmente descoberto, a assemblagem do componentes foi feita sobre madeira contraplacada e escondidos no teto falso de um pavilhão de formação profissional da prisão Marion Correctional Institution.

A descoberta só ocorreu por excesso de utilização da Internet por parte dos detidos. Eles usaram as credenciais de acesso atribuídas a um empreiteiro da prisão, a quota de tráfego foi exedida e o pessoal de IT foi alertado de que deveria providenciar mais dados para essa credencial.

Foi aí as coisas não bateram certo, pois nenhum empreiteiro faz tantas horas extraordinárias.

Após monitorizarem os switches foi possível determinar de onde vinha fisicamente o acesso, e foi uma questão de seguir um estranho cabo solto de ethernet até ao teto.

Como nos discos rígidos foram encontrados ficheiros internos da prisão, incluindo o que continha emissão de cartões de acesso as várias partes da prisão, um dos colaboradores de IT foi suspenso e possivelmente pode ser agora constituído arguido por má prática profissional relativamente à segurança informática de um estabelecimento crítico.

Ainda não é conhecida a pena acessória para estes dois criativos empreendedores da indústria "OEM".

TAGS

oem PC Ohio

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.