Sara Moutinho Lopes em 2018-12-26

SEGURANÇA

PMEs portuguesas investem pouco em cibersegurança, diz Check Point

Ainda existe uma grande lacuna de investimentos em cibersegurança entre as grandes e as microempresas. A Check Point acredita que esta paradigma está a alterar-se e quer ser um agente ativo dessa mudança através da formação das organizações. A empresa apoia-se num portfólio end-to-end de soluções e no Canal para o conseguir

PMEs portuguesas investem pouco em cibersegurança, diz Check Point

A cibersegurança entrou no quotidiano e no léxico corporativo no final da década de 80 do século passado, com as primeiras soluções de antivírus, que procuravam debelar ataques maliciosos que aconteciam através de uma propagação lenta e física, através de floppy disks máquina a máquina, potenciando a criação dos produtos de software antivírus.

Nesta primeira geração de ataques não se conseguia sonhar com o desenvolvimento exponencial que este tipo de atividade teve ao longo dos anos.

Em 1994, a Check Point Software, apresentou no mercado a sua primeira solução de firewall, a qual monitorizava cada pacote de dados no seu contexto de envio para bloquear qualquer tentativa de tráfego malicioso. Com esta solução iniciava-se a segunda grande geração de cibersegurança, onde as empresas começavam a dar os seus primeiros passos na internet e na utilização de ferramentas digitais de comunicação.

Neste contexto a conjugação de software de antivírus com uma solução de firewall apoiava a proteção das empresas nesta nova fase de integração das suas redes e sistemas de informação à Internet.

 

25 anos de crescimento

De acordo com Rui Duro, sales manager da Check Point Software em Portugal, desde então que a empresa tem vindo a “manter um percurso de crescimento sustentado, onde a forte implementação nas grandes organizações portuguesas com ambientes corporativos complexos tem sido natural”.

Esta tendência, que se manteve em 2018, veio reforçar o posicionamento da empresa em Portugal, que afirma que a sustentação dos seus resultados provém “da implementação de novos projetos em diversos setores de atividade, bem como na manutenção de uma elevada qualidade de serviços e de implementação de projetos”, realizados em conjunto com a sua rede de Parceiros.

 

Investimentos em cibersegurança alocados às grandes empresas

Para a Check Point, ainda são as grandes empresas as que encaram a cibersegurança com maior seriedade.

“Encontram-se num estado de maturidade elevado, estando a par das mais recentes evoluções de segurança”, refere Rui Duro. No que às Micro, Pequenas e Médias Empresas diz respeito, os investimentos com a segurança da informação ainda estão bastante aquém.

Numa análise realizada ao tecido empresarial português, a Check Point depara-se com um estado ainda muito imaturo de proteção das mesmas.

Segundo Rui Duro, a maioria das empresas ainda confiam a sua segurança em “pacotes de software de antivírus e firewalls” – um nível de proteção claramente insuficiente dada a evolução que os ciberataques têm sofrido nos últimos anos.

A Check Point acredita, porém, que este paradigma tenderá a inverter-se. “As empresas, com o tempo e a evangelização que vai sendo executada ao mercado, estão a começar a perceber, timidamente, que é importante apostar em soluções de segurança mais robustas”, observa o sales manager.

Esta é uma missão que tem sido levada a cabo pela empresa de soluções de segurança junto dos seus clientes, através de ações de formação e da disponibilização de produtos “cada vez mais abrangentes e compreensivas que permitam às empresas optarem por uma solução de segurança ajustada às suas realidades e com os níveis de complexidade e robustez necessárias para precaver ciberameaças desde o dia zero”.

 

Segurança começa antes dos ataques

Para Rui Duro, a noção de que os ciberataques acontecem de uma forma simples e básica, “deixou de fazer sentido”.

“Atualmente vivemos num ambiente hostil onde os ataques são cada vez mais sofisticados, planeados de larga escala e são multivetoriais, onde todos os potenciais pontos de acesso e de entrada numa empresa são avaliados, testados e usados pelos cibercriminosos, mesmo aqueles que não nos lembramos logo à partida podem ser portas de entrada, como é o caso de máquinas de fax”.

É por isso fundamental que as empresas comecem a proteger todo o seu ecossistema empresarial com soluções multicamada e adotem políticas de segurança “proativas” focadas no “pré-ataque”.

No próximo ano, a Check Point alerta as empresas para a necessidade de estas se preocuparem em assegurar “as boas práticas de segurança internas”, assegurando paralelamente os seus perímetros tecnológicos “cada vez mais díspares”, aponta Rui Duro.

Recomendado pelos leitores

Experiência do utilizador é fundamental na implementação de SASE
SEGURANÇA

Experiência do utilizador é fundamental na implementação de SASE

LER MAIS

Microsoft lança ferramenta de red team para IA generativa
SEGURANÇA

Microsoft lança ferramenta de red team para IA generativa

LER MAIS

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA
SEGURANÇA

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.