Vasco Sousa, Channel Account Manager, Arcserve em 2022-11-09

SEGURANÇA

Advertorial

Plano de cinco pontos para modernizar a sua estratégia de proteção de dados

As soluções de proteção de dados antigas não estão simplesmente desatualizadas; elas representam um risco para qualquer empresa

Plano de cinco pontos para modernizar a sua estratégia de proteção de dados

Vasco Sousa, Channel Account Manager, Arcserve

As lacunas em matéria de proteção de dados pode abrir a porta a ameaças de segurança avançadas, tempos de paragem, perda de dados, problemas de conformidade e, na pior das hipóteses, pode paralisar uma empresa. Conheça cinco medidas que deve adotar de imediato para manter os seus dados seguros, acessíveis e otimizados com soluções modernas de proteção e recuperação de dados, essenciais para uma continuidade de negócio.

Proteja, recupere e restaure todos os dados em todas as localizações

À medida que as empresas vão investindo na modernização de infraestruturas com vista à transformação digital, a proteção de dados vai ficando para trás. Ao passo que algumas empresas investiram em soluções pontuais que oferecem uma proteção fragmentada, outras utilizam soluções desatualizadas e mal preparadas para responder ao volume, objetivos de recuperação e variedade de dados armazenados estejam eles nas instalações, em localizações remotas ou na nuvem.

Os ambientes de TI são atualmente complexos e distribuídos, com os dados a serem criados e acedidos em mais localizações e dispositivos e a passarem, muitas vezes, por redes inseguras, onde a vulnerabilidade a ataques informáticos, eliminações acidentais, corrupção e exposições involuntárias é uma realidade. Estima-se que, até 2025, serão criados 175 zettabytes de dados, incluindo dados não estruturados, como vídeos, fotografias e PDFs.

De que forma é que todos estes dados serão processados, armazenados, arquivados e protegidos?

É importante fortalecer a proteção de dados nas componentes de hardware, software, e fazer uso da nuvem tanto para o backup como para garantir uma recuperação total dos dados, independentemente da localização. É necessário assegurar uma proteção de dados completa para todo o ciclo de vida, com a capacidade de guardar, arquivar, restaurar e recuperar os mesmos a 100%, sem tempos de paragem. Sobretudo, a solução deve garantir a escalabilidade à medida que vão sendo implementadas novas tecnologias e o negócio vai crescendo.

Cinco formas de modernizar a proteção e recuperação de dados:

1) Consolidar o armazenamento e a proteção de dados

Os ataques de ransomware continuam a aumentar e os volumes de dados estão a crescer exponencialmente, aumentando assim a vulnerabilidade das empresas aos cibercriminosos. Certifique-se de que implementa uma plataforma de dados convergente, que une a proteção de dados de classe empresarial a um armazenamento scale-out baseado em objetos, numa solução altamente escalável e configurável.

2) Proteger e recuperar dados de filiais e escritórios remotos

Salvaguarde os seus dados, estruturados e não- -estruturados, gerados em filiais e localizações remotas. Implemente appliances de proteção de dados plug-and-play com a nuvem incluída nativamente no plano e recuperação de desastre orquestrada com um clique.

3) Salvaguardar ambientes físicos e virtuais

À medida que as organizações vão adotando a transformação digital, devem contar com uma infraestrutura nova, mais ágil e híbrida. Certifique- se de que a sua solução de proteção de dados consegue proteger uma grande variedade de ambientes: físicos e virtuais, nas instalações e na nuvem, e permitam recuperar em ambientes físicos ou virtuais diferentes.

4) Fluxos de trabalho seguros baseados na nuvem

Proteja dados de aplicações baseadas na nuvem, como o Microsoft 365 e o Google Workspace. Certifique-se de que a proteção de dados inclui cópias de segurança diárias entre nuvens para proteger contra erros do utilizador, ataques maliciosos ou problemas de sistema.

5) Documentar e testar o seu plano de proteção de dados

Documente a sua estratégia de proteção de dados para prevenir e minimizar o tempo de indisponibilidade do sistema ou a perda de dados, restaurando eficazmente cópias de segurança e sistemas completos para o estado original. Teste a regularmente para identificar possíveis lacunas e estar 100% confiante de que cumpre os seus objetivos RPO e RTO.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Arcserve

TAGS

Arcserve

Recomendado pelos leitores

Mercado de SASE cresce 31% em 2023
SEGURANÇA

Mercado de SASE cresce 31% em 2023

LER MAIS

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA
SEGURANÇA

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.