2014-6-09

SEGURANÇA

Os cinco maiores erros que se podem cometer no Facebook

Conheça os cinco erros mais frequentes no Facebook e aprenda a evitá-los, de modo a preservar a reputação e a não comprometer boas relações.

Os cinco maiores erros que se podem cometer no Facebook

A Kaspersky alerta para os erros mais comuns dos utilizadores do Facebook e recomenda algumas medidas.

Através do ecrã dos nossos dispositivos adquirimos hábitos que por norma não teríamos na vida real. Segundo a Kaspersky, existem cinco erros principais que podem fazer com que o utilizador perca dinheiro, veja a sua reputação danificada ou quebre boas relações interpessoais. Eis o ranking:

Publicar a biografia completa
Convém considerar quantos serviços, incluindo bancos e instituições financeiras, contam com os seus dados, como por exemplo a data de nascimento, para ter acesso à sua conta, algo que poderão fazer através do Facebook. Além disso, os cibercriminosos apreciam esta rede social, já que lhes permite recolher todo o tipo de dados, que depois utilizam para violar as contas mais importantes. Importa por isso não publicar a data de nascimento na Internet, ou pelo menos não indicar o ano. Deve também evitar-se revelar casualmente os nomes de familiares ou de animais de estimação e outros dados parecidos, que muitas vezes são usados para ataques de engenharia social.

Tornar os posts públicos
Isto implica que qualquer pessoa possa ler o que publica – desde os seus amigos a múltiplas empresas de marketing e possíveis “inimigos” que estiverem a planear algum tipo de fraude online. Além do mais, é possível que lhe roubem a sua identidade para fins pouco altruístas. Deve, por isso, definir a sua conta do Facebook para que os seus posts sejam partilhados “apenas com amigos” ou “amigos de amigos”. Também deve prestar atenção ao público com o qual está a partilhar as suas fotos.

Usar passwords pouco seguras
A maioria das pessoas usa o Facebook para iniciar sessão noutras páginas e noutros serviços da Internet e isso pode ser um erro. Por isso, se alguém conseguir obter acesso à sua conta, todos esses serviços estarão também comprometidos. Importa escolher uma password forte e segura e activar a dupla verificação para se proteger. Muito importante: não use a sua password do Facebook em nenhum outro serviço.

Partilhar a localização
Permite às outras pessoas saberem onde está, averiguar onde vive e onde trabalha. Além disso, quando se regista num restaurante ou num hotel está claramente a indicar que não está em casa, o que pode ser informação de muito valor para pessoas mal intencionadas. A Kaspersky aconselha por a desactivar a geolocalização (adicionar o local) nas fotos que publica.

Aceitar amigos que não o são
Não é aconselhável aceitar pedidos de amizade de pessoas que não conhece, dado que a partir do momento em que o faça essa pessoa terá maior acesso à sua informação pessoa, podendo enviar mensagens maliciosas (eventualmente com spam e links deste género).

Recomendado pelos leitores

Mercado de SASE cresce 31% em 2023
SEGURANÇA

Mercado de SASE cresce 31% em 2023

LER MAIS

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA
SEGURANÇA

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.