2018-9-19

SEGURANÇA

Mercado de endpoint security cresceu 4,2% no Q2

Segundo a Canalys, o mercado global de endpoint security continuou a crescer no último trimestre, com um investimento total de 1,2 mil milhões de dólares. O mercado apresenta um panorama cada vez mais lotado, com um grande número de novos fornecedores a ganhar terreno

Mercado de endpoint security cresceu 4,2% no Q2

Estimativas da Canalys mostram que o mercado global de endpoint security empresarial cresceu 4,2% no segundo trimestre de 2018. No geral, o investimento total chegou a 1,2 mil milhões de dólares. A maior parte do investimento ainda está focado na proteção de PCs, mas os servidores virtuais e físicos, bem como os workloads na cloud e a IoT estão a apresentar novas oportunidades de crescimento.

A concorrência está a intensificar-se, mas também a fragmentar-se, à medida que uma nova onda de fornecedores, incluíndo a Bitdefender, Carbon Black, CrowdStrike, Cylance e Malwarebytes, desafia o domínio dos três grandes: McAfee, Symantec e Trend Micro.

A segurança de endpoint evoluiu do simples rastreio, deteção e bloqueio de malware com base em assinatura para capacidades mais avançadas que incorporam machine learning, análise comportamental, análise forense em tempo real, sandboxing para isolamento de aplicações e APIs para integração nas operações de segurança do cliente.

O grande número de fornecedores que surgiram nos últimos cinco anos impulsionou a inovação em áreas-chave, especialmente no machine learning", destaca Alex Smith, Senior Director de Canais, na Canalys. "A maioria desenvolveu sistemas de gestão com base em cloud, permitindo que um único agente de software leve seja instalado em qualquer dispositivo, bem como em servidores físicos e virtuais. Isso permite uma implementação menos complexa e, crucialmente, uma gestão contínua mais simples".

No segundo trimestre de 2018, a McAfee, Symantec e Trend Micro representaram 41,7% do mercado mundial de endpoint security, uma queda em relação aos 44,7% do ano passado. A McAfee permaneceu como líder de mercado, crescendo 3,6%, para representar 18,0%. A Trend Micro ficou em segundo lugar com 11,9%. A Symantec caiu 12,8% devido a ciclos de vendas mais longos do que o esperado em grandes e complexas transações multi-produto. A sua participação caiu 11,8%.

O mercado de segurnaça de endpoints está cada vez mais "lotado", diz a Canalys, com mais de 50 fornecedores ativos a disputar a atenção e o investimento do cliente.

A CrowdStrike apresentou o crescimento mais rápido da nova onda de fornecedores, mais de 100%, seguido pela Cylance, que cresceu 71,4%. A Malwarebytes cresceu 35,1%, apesar de partir de uma pequena base, enquanto a Carbon Black aumentou 27,8%.

"O desafio para os três gigantes é garantir que os clientes estejam atualizados e nas versões mais recentes dos seus softwares de segurança de endpoints para garantir a paridade de oferta com os fornecedores mais recentes”, disse Matthew Ball, Principal Analyst da Canalys.

“Cada um dispõe de portfólios abrangentes que de mode geral têm acompanhado a inovação no setor por meio de desenvolvimento interno e aquisições. Mas o desafio é levar os parceiros a migrar os clientes para reduzir a ameaça de ficarem aquém da concorrência”, acrescentou Ball. “Mas só é possível ultrapassar os fabricantes estabelecidos com recurso à abrangência, capacidades e costumer engagement do Canal. Muitos dos novos fornecedores ainda não aprenderam a executar e automatizar os processos necessários para impulsionar os seus negócios indiretos de forma escalada. ”

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.