2018-12-20

SEGURANÇA

Mais de um terço dos consumidores infetados com ciberataques financeiros

O relatório Lab “From festive fun to password panic: Managing money online this Christmas” da Kaspersky Lab revela que cerca de 32% dos consumidores entrevistados foram vítimas de ciberataques financeiros, sendo que 26% das vítimas nunca recuperaram o seu dinheiro

Mais de um terço dos consumidores infetados com ciberataques financeiros

Entre os fatores que podem colocar as finanças dos consumidores em risco, está a dificuldade em controlar as credenciais de pagamento, após terem sido usadas em diversas plataformas de e-commerce, e a variedade de métodos de pagamento disponíveis, conclui a Kaspersky Lab.

Realizar compras online pode ser o mesmo que visitar um grande centro comercial, onde as pessoas podem comprar produtos a partir de dezenas de plataformas de e-commerce. A verdade é que os consumidores podem sempre esforçar-se para manter sob controlo as suas informações privadas para pagamentos online. De facto, mais de metade das pessoas (54%) está preocupada com o facto de os hackers poderem aceder aos seus dados financeiros. Porém, 36% daqueles que foram inquiridos a nível mundial não se lembram dos websites ou apps onde inserem os seus dados e muitos nem se esforçam por se lembrar.

Como os consumidores tentam garantir que as suas credenciais de pagamento são fáceis de recordar e encontrar, 20% destes prefere guardá-las diretamente nos seus dispositivos, o que faz com que fiquem gravadas e que lhes consigam aceder mais tarde. Contudo, se os dispositivos forem roubados ou perdidos, os consumidores ficam em risco de perder as suas informações pessoais e o seu dinheiro; qualquer pessoa passa a poder ter acesso à sua conta bancária, caso encontre as credenciais de acesso memorizadas diretamente no website ou nas notas do seu smartphone.

A ampla variedade de métodos de pagamento digitais existentes oferece liberdade aos consumidores para optarem pela forma que melhor lhes convém para adquirir produtos ou serviços. O método preferencial continua a ser o pagamento através de cartões de débito e crédito, e transferências diretas entre contas bancárias e e-wallets, tal como o PayPal. Contudo, outros métodos de pagamentos estão a crescer em popularidade. A realização frequente de compras permite aos consumidores colecionar pontos através de campanhas de lealdade e utilizá-los mais tarde para comprar novos artigos. Graças aos smartphones e aos smartwatches, os consumidores não necessitam de andar acompanhados da sua carteira, dinheiro físico ou cartões de plástico. Esta tendência tem ajudado a criar popularidade entre os métodos de pagamento “contactless”, tal como o PayPass e o Apple Pay, que já são utilizados regularmente por 31% dos consumidores entrevistados a nível mundial.

“O fim do ano e a chegada das férias é um tempo maravilhoso para as pessoas oferecerem presentes às suas famílias e amigos. Contudo, nesta conjuntura, ninguém quer perder dinheiro através de transações pouco seguras ou fraudes online”, afirma Marina Titova, responsável pela área de Consumer Product Marketing da Kaspersky Lab. “Devemos estar bastante atentos aos nossos dados financeiros e aos pagamentos online, evitando colocar as nossas credenciais de acesso em sites nos quais não confiamos e realizar pagamentos em dispositivos pouco seguros"

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