2014-6-11

SEGURANÇA

Infra-estrutura de TI

Kaspersky Lab escolhida pela Ferrari

Toda a empresa, incluindo a sua equipa de Fórmula 1, necessitava de uma solução de segurança tecnológica que se destacasse pela flexibilidade, máxima protecção, velocidade e rendimento

Kaspersky Lab escolhida pela Ferrari

Quando uma empresa se torna numa das maiores marcas do mundo e a segurança dos seus empregados e utilizadores depende da precisão e da disponibilidade dos seus dados, não pode dar-se ao luxo de correr riscos.

Por esse motivo, a Ferrari escolheu a Kaspersky Lab para que se encarregue da sua segurança informática. Assim, na fábrica de Maranello, o seu emblemático complexo em Itália, o sistema de TI da Ferrari tem todos os seus endpoints protegidos.

A união entre estas duas grandes empresas, Ferrari e Kaspersky Lab, baseia-se em valores e visão comuns, como a paixão, a inovação, a tecnologia de vanguarda e um desejo constante de alcançar o êxito. "Embora trabalhemos em indústrias muito diferentes, a Kaspersky Lab e a Ferrari têm muitos valores em comum a uni-las", afirma Eugene Kaspersky, presidente e CEO da Kaspersky Lab. "Ambas pretendem atingir as metas mais altas possíveis e têm sempre o desejo de ir mis longe ".

Necessidade de velocidade: um requisito imprescindível

Com os elevados volumes de malware e ataques dirigidos a nível global a aumentar exponencialmente, a Ferrari procurava um parceiro de segurança TI que pudesse proteger a sua infra-estrutura e cuja experiência lhe permitisse inclusive antecipar-se às ciberameaças.

O rendimento foi também um factor chave para a Ferrari. Em Maranello opera uma das linhas de produção mais sofisticados do mundo, onde os altos níveis de automatização se combinam com técnicas de precisão, dados de testes e mais de 2.000 colaboradores que formam uma complexa infra-estrutura de alto valor que necessitava de cumprir requisitos de segurança únicos. O parceiro de segurança escolhido pela companhia devia, por isso, ser capaz de se integrar neste ecossistema para oferecer uma protecção de vanguarda sem ter impacto no rendimento do sistema.

"Durante as corridas de fim-de-semana, a segurança TI também é muito importante. Os engenheiros e o resto do pessoal nem sempre estão ligados ao nosso sistema protegido, têm que se deslocar constantemente e devem manter os seus telemóveis, computadores pessoais, tablets, etc. a salvo de ameaças. Temos que garantir que contam com o mesmo nível de segurança, seja em que lugar estiverem: no aeroporto, no hotel ou no circuito. O que é importante para nós é que todos estejam protegidos e que não ocorram falhas. É necessário proteger todos os dados que fluem de ida e volta a partir o circuito de Maranello e fora dele", destaca Francesca Duri, responsável pela infra-estrutura de TI na Ferrari.

"Para proteger os dados de propriedade intelectual sensíveis necessitávamos de um parceiro tecnológico forte, com uma solução de segurança TI completa, de vanguarda", afirma por seu turno o CIO da Ferrari, Vittorio Boero. "Tivemos algumas intrusões bem-sucedidas no passado, pelo que é de extrema importância contar com uma solução fiável para as nossas operações diárias".

Segurança na “polé”

A Ferrari já tinha tomado uma decisão estratégica de implementar medidas de segurança novas e mais estritas com o objectivo de proteger os seus processos de produção e garantir a segurança dos pilotos. Mas precisava também de uma solução capaz de combinar uma gestão simples, que proporcionasse uma supervisão total sobre sistemas complexos e que mantivesse o controlo sobre os custos operacionais associados à implementação e ao uso de um novo software.

A Ferrari testou uma grande selecção de soluções de segurança antes de se decidir pela Kaspersky Lab. "Analisámos outras soluções disponíveis no mercado, levando a cabo uma investigação profunda para ver se proporcionavam a segurança e o rendimento superior à plataforma que tínhamos implementado, não só no Gestione Industriale (complexo da fábrica da Ferrari), como também no Gestione Sportiva, o nosso negócio de Fórmula 1", destaca Boero.

"O que mais impressionou a Ferrari na nossa tecnologia foram as elevadas taxas de detecção de malware", conta a Kaspersky. "Testámos o software em alguns dos seus dispositivos e todos ficaram impressionados com o que a nossa solução detectou e que o seu produto anterior ignorava. Este facto fez com que as negociações Ferrari-Kaspersky Lab fossem mais além ".

Foram feitas provas rigorosas e avaliações comparativas durante mais de seis meses. A equipa principal de especialistas e engenheiros da Kaspersky Lab trabalhou para conseguir uma solução que se pudesse integrar perfeitamente na complexa infra-estrutura da Ferrari.

A experiência técnica da equipa da Kaspersky Lab foi um factor importante na decisão da Ferrari. "As nossas equipas colaboraram juntas de uma forma muito eficiente ", assinala Eugene Kaspersky. "Criámos relações com todas as áreas de negócio, desde as equipas de apoio aos programadores, e fomos capazes de personalizar e desenvolver algumas das nossas soluções únicas para trabalhar como a Ferrari necessitava".

A protecção proactiva, um rendimento de alta velocidade e um maior controlo foram decisivos para a Ferrari, além "da capacidade da Kaspersky Lab de interceptar o malware que outras soluções não detectavam e da sua flexibilidade para se adaptar aos requisitos da Ferrari para estabelecer uma estratégia de segurança convincente e inovadora para os anos futuros", refere o CIO da Ferrari.

Uma relação de êxito

Em Abril de 2013, a Ferrari já tinha anunciado que a tecnologia de segurança da Kaspersky Lab começaria a ser instalada em mais de 2.500 endpoints em toda a empresa no final desse ano. As implementações adicionais foram realizadas ao longo de 2014, com o objectivo de proteger também os dispositivos móveis e, eventualmente, os servidores de infra-estrutura.

Esta decisão marcou a evolução numa relação que começou em 2010, quando a Kaspersky Lab se tornou num dos patrocinadores da equipa de Fórmula 1 da Ferrari. "Estamos muito satisfeitos por podermos continuar a desenvolver o nosso projecto conjunto na área tecnológica e esperamos que este acordo de cinco anos seja só uma primeira etapa", diz o CIO da Ferrari.

De acordo com o director geral da Kaspersky Lab para Itália e Mediterrâneo, Aldo del Bo, “este acordo reflecte o início de novos desenvolvimentos e oportunidades para os produtos de próxima geração, para que as tecnologias inteligentes se generalizem também nos veículos de gama alta”.

Mas, ainda mais importante, como diz Del Bo: "a Ferrari é uma das marcas mais valiosas do mundo e a Kaspersky Lab protege-a. Esta associação irá evoluir à medida que comecemos a inovar e a combinar as nossas tecnologias e os valores da Ferrari”.

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.