2017-11-10

SEGURANÇA

Kaspersky Lab e Conselho da Europa unem-se para proteger direitos humanos online

O Conselho Europeu assinou um acordo com a Kaspersky Lab e outras tecnológicas apara, em conjunto, dar lugar ao desenvolvimento de estratégias promotoras de uma Internet aberta e segura para todos os utilizadores

Kaspersky Lab e Conselho da Europa unem-se para proteger direitos humanos online

No primeiro dia do Fórum Mundial para a Democracia, em Estrasburgo, Anton Shingarev, vice-presidente dos Assuntos Públicos da Kaspersky Lab, e o secretário geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland, assinaram um acordo elaborado para alargar a proteção dos direitos humanos, da democracia e da lei à internet.

Juntamente com a Kaspersky Lab, representantes de sete outras empresas tecnológicas como a Apple, a Deutsche Telekom, o Facebook, o Google, a Microsoft, a Orange e a Telefónica assinaram também o acordo, que foi formalizado sobre a forma de troca de correspondência. Seis das maiores associações tecnológicas mundiais também anunciaram o seu compromisso para com o acordo, incluindo a Associação de Indústrias de Computadores e Comunicações, (CCIA), a DIGITALEUROPE, a Aliança Europeia Digital SME, a Rede de Operadores de Redes de Telecomunicações Europeias (ETNO), a GSMA e a Iniciativa de Rede Global (GNI) com vários stakeholders.

O acordo de parceria é uma das prioridades estabelecidas na Estratégia do Conselho Europeu para a Gestão da Internet no período entre 2016 e 2019, cujo objetivo é proteger os utilizadores da internet ao fomentar a democracia online e garantir a proteção dos direitos humanos na internet. De forma a atingir estes objetivos, o grupo – que também está aberto a trabalhar com outros parceiros no futuro – concordou na cooperação entre várias áreas chave.

Estas incluem, entre outras, a proteção de crianças contra exploração sexual e abuso; liberdade de expressão online; direito à privacidade e proteção de dados pessoais; educação para a cidadania democrática; igualdade de género online; combate ao cibercrime e ao terrorismo; e cultura e digitalização.

“A internet é um domínio único – um local onde entramos todos os dias. Lemos notícias, navegamos nas redes sociais, planeamos as nossas férias, fazemos compras e vamos ao banco online – e onde deixamos diariamente uma enorme pegada digital. Mas este espaço único está seriamente ameaçado: cibercriminosos estão a tentar explorá-lo e aproveitar-se, terrorista usam-no para recrutamento, e os governos estão a tentar regulá-lo. É com orgulho que nos juntamos ao Conselho da Europa e a este vasto grupo de organizações influentes, numa missão comum para tornar a internet mais segura e protegida – para que cada um de nós continue a aproveitar ao máximo a nossa vida digital”, comentou Anton Shingarev, vice-presidente dos Assuntos Públicos da Kaspersky Lab.

Recomendado pelos leitores

Mercado de SASE cresce 31% em 2023
SEGURANÇA

Mercado de SASE cresce 31% em 2023

LER MAIS

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA
SEGURANÇA

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.