2021-10-07

SEGURANÇA

Gestão simplificada é uma das razões para adotar soluções de Backup-as-a-Service

Com o crescimento do trabalho remoto e uma grande quantidade dos dados a serem produzidos fora da firewall corporativa, importa ter preparado uma solução de backup, caso seja necessário

Gestão simplificada é uma das razões para adotar soluções de Backup-as-a-Service

Durante o último ano e meio, o panorama laboral mudou drasticamente. Depois de muitas empresas terem adotado o teletrabalho numa base provisória, uma grande parte delas decidiu continuar com este modelo, ou, pelo menos, adotar um formato misto entre teletrabalho e trabalho presencial.  Isto significa que a maioria dos dados é agora produzida fora da firewall corporativa, o que levou a um aumento nos ataques de ransomware contra aplicações de software como serviço (SaaS). 

Para estar preparado para a recuperação no caso de um ciberataque, é necessária uma solução de backup. No entanto, muitas empresas consideram as suas soluções tradicionais ineficazes e dispendiosas. Em comunicado, a Commvault apresentou cinco razões pelas quais deve optar por uma solução de Backup-as-a-Service.

  1. Gestão simplificada. A principal vantagem do BaaS sobre as soluções tradicionais de backup de dados no local é a facilidade de gestão. Ter dados armazenados na cloud elimina a necessidade de mover manualmente os dados para locais fora das instalações e de alternar entre dispositivos de armazenamento. Também transfere a responsabilidade de realizar verificações de integridade e deduplicação para o fornecedor BaaS.
  2. Não é preciso adquirir componentes físicos. O BaaS elimina a necessidade de componentes físicos de backup, tais como unidades de fita, servidores e outro hardware. São equipamentos caros, requerem muita manutenção e não duram para sempre. A vida média de um servidor de hardware é de seis anos, após o que necessita de ser substituído.
  3. Maior rentabilidade. O BaaS é também muito mais rentável. Os servidores de cloud não se tornam obsoletos, pelo que não precisam de ser substituídos como os servidores de hardware. Os dados armazenados na cloud também não precisam de ser transportados. Portanto, as organizações pouparão em meios de backup, no transporte destes meios para locais remotos para custódia, e nos custos associados à gestão dos sistemas de backup. 
  4. Facilidade na recuperação dos dados. Os múltiplos níveis de redundância de uma solução BaaS proporcionam às organizações um maior grau de facilidade quando é necessária a recuperação de dados. Isto porque o BaaS armazena múltiplas cópias de dados em locais independentes. Se os dados forem perdidos ou apagados, as cópias de segurança são facilmente localizadas e a informação pode ser rapidamente restaurada, ajudando a atividade a voltar ao normal.
  5. Conformidade normativa simplificada. Como benefício final, alguns fornecedores BaaS oferecem o serviço de fornecer a conformidade de dados necessária para o cumprimento dos regulamentos. Isto inclui o direito a ser esquecido e a capacidade de apagar dados juntamente com todo o índice de conteúdos. Esta característica também inclui um pacote de proteção de ransomware, processos e serviços, e facilita aos utilizadores o backup a partir de qualquer ambiente de cloud.

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.