Rui Damião em 2023-11-13

SEGURANÇA

Fortinet: “Os nossos Parceiros são o nosso braço direito e o nosso braço esquerdo”

Marcelo Carvalheira, da Fortinet, relembra que a fabricante estaria limitada se trabalhasse o mercado “exclusivamente sozinhos” e que os Parceiros são fundamentais para a empresa de cibersegurança

Fortinet: “Os nossos Parceiros são o nosso braço direito e o nosso braço esquerdo”

Marcelo Carvalheira, Country Manager da Fortinet Portugal

Em entrevista ao IT Channel, Marcelo Carvalheira, Country Manager da Fortinet Portugal, explica como está a evoluir o negócio da Fortinet em Portugal e o que é que as organizações estão a procurar para melhorar a sua proteção.

Marcelo Carvalheira indica que o ano “está a correr francamente bem” para a Fortinet em Portugal e prova disso “é a quantidade de pessoas que hoje temos dentro da nossa equipa”, até porque o crescimento das pessoas “acompanha o crescimento e a necessidade de acompanhar o crescimento do mercado”.

Existem “pontos fundamentais” para que se registe esse crescimento. O Country Manager da Fortinet Portugal refere que o portfólio do fabricante é “único e muito diversificado” onde é fornecida “uma parte muito completa e complementar” da cibersegurança. “O portfólio, a abrangência do mesmo, tem feito toda a diferença”, refere.

Para o cliente, esta abrangência e consolidação oferece um único ponto de suporte. “O cliente não tem de ligar para três ou quatro fabricantes distintos”, diz; “tem um que assume, no seu todo, essa responsabilidade, o que acaba por ser um fator bastante vantajoso”. Ao mesmo tempo, acrescenta, “consegue-se ter a visibilidade de tudo porque todas estas peças comunicam e atuam de forma inteligente entre si”.

Outro ponto que diferencia a Fortinet da sua concorrência, explica o Country Manager, é a equipa. “Não há nenhum fabricante em Portugal com a dimensão que a Fortinet tem em Portugal. Somos altamente focados e existe uma grande proximidade junto do cliente. Cobrimos todas as componentes – desde o pré-venda até à pós-venda. Todos esses fatores têm feito a diferença”, explica.

Apesar de não poder partilhar números que mostrem como evolui o negócio da fabricante em Portugal, Marcelo Carvalheira refere que “há quase uma fórmula” onde é “possível perceber o estado de saúde de todas as empresas”, não apenas a Fortinet, que é “o crescimento das equipas”. “Ano após ano temos de crescer [a equipa] precisamente porque temos necessidade de responder às necessidades que temos, àquilo que o mercado pede”, indica.

Os elementos em Portugal da Fortinet estão focados em exclusivo no mercado nacional, ainda que a equipa portuguesa tenha apoio e suporte de outras espalhadas pelo mundo, nomeadamente a equipa da EMEA, que “dão todo o apoio necessário e complementar”.

Em termos de portfólio, o mercado procura a segurança e a proteção da cloud, porque, ainda que não se coloque tudo na nuvem, “os clientes querem ter qualquer coisa na cloud” e esta é “uma das vertentes que tem tido bastante protagonismo nos últimos tempos”. Ao mesmo tempo, os ambientes industriais necessitam de segurança e “existe um certo atraso nesse capítulo e, como tal, há uma necessidade imediata e isso é bastante visível”.

Depois, a “segurança tradicional continua a ter muito sucesso”, o que “acaba por ser inevitável” no sentido “de melhorar a qualidade das comunicações, sempre com a vertente de segurança em mente”.

Correndo o risco de ignorar outros pontos que são igualmente importante”, Marcelo Carvalheira destaca, ainda, “a componente do LAN edge – que inclui o switch tradicional e o wireless tradicional – onde trouxemos a segurança para esta camada mais virada para o networking”. A Fortinet olhou para esta camada e o objetivo passa por fornecer esta componente, mas pensando na componente de segurança. “Quando olhamos para um switch, por exemplo, olhamos como uma extensão de portas da firewall porque é a firewall que vai gerir esse switch”, diz.

Marcelo Carvalheira relembra que o ecossistema de Parceiros é essencial para a Fortinet, até porque “Portugal é pequeno, mas não é tão pequeno quanto isso”. “Estaríamos limitados se trabalhássemos exclusivamente sozinhos. Recorremos – e muito – aos nossos Parceiros que são, basicamente, o nosso braço direito e o nosso braço esquerdo que fazem com que a Fortinet seja, realmente, um fabricante líder de mercado”, explica.

Reforçando que a Fortinet “não vende diretamente ao cliente”, ainda que possa “fazer um trabalho ativo” junto do mesmo, a venda é “sempre feita através de Parceiros”. Com o extenso portfólio que a Fortinet tem ao dispor do Canal, “há Parceiros que têm preferência por cobrir uma parte desse portfólio e há outros que têm preferência por cobrir uma outra parte diferente”.

Para o Canal, a Fortinet tem “um plano muito ambicioso em termos de formação e certificação, porque, basicamente, quem faz as implementações e as instalações são os nossos Parceiros”. Assim, diz, “fazemos questão que os Parceiros tenham o know-how necessário para esse efeito”.

Os Parceiros são uma parte muito importante do nosso negócio”, conclui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fortinet lança novos switches para os campus modernos
SEGURANÇA

Fortinet lança novos switches para os campus modernos

LER MAIS

Fortinet realiza evento para clientes e Parceiros em Portugal
EVENTOS

Fortinet realiza evento para clientes e Parceiros em Portugal

LER MAIS

Fortinet expande portfólio de Secure Networking para convergir rede e segurança
SEGURANÇA

Fortinet expande portfólio de Secure Networking para convergir rede e segurança

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.