2016-7-07

SEGURANÇA

Falhas de segurança levam empresas a perder 36% dos seus dados

Segundo um estudo da EMC, as empresas ainda têm um longo percurso a percorrer no que diz respeito à proteção dos seus dados na cloud

Falhas de segurança levam empresas a perder 36% dos seus dados

O estudo Data Protection Index 2016, elaborado pela EMC e conduzido pela Vanson Bourne, revela que mais de metade das empresas estão a fracassar em relação à proteção dos seus dados na cloud e, como consequência, uma vez que não conseguem fazer frente aos desafios da proteção dos seus dados, estão a sofrer um impacto económico significativo pela perda de dados.

O estudo incidiu na temática do backup empresarial e inquiriu 18 países, chegando à conclusão que embora as empresas já tenham aprendido a lidar com os desafios habituais de proteção, ainda não são capazes de enfrentar as novas ameaças emergentes e os seus efeitos.

Há dois anos, quando a EMC libertou o estudo EMC Global Data Protection Index de 2014, verificava-se que mais de 13% das empresas teriam sofrido uma perda de dados e interrupções nos últimos 12 meses, o que se reflectiu numa média de 914 mil dólares.

Hoje, aquilo que a EMC conclui é que cerca de 36% das empresas inquiridas já sofreram algum tipo de perda de dados, ou algum tipo de interrupção surpresa devido a alguma falha de segurança externa, o que, tendo em conta também as ameaças internas, é um aumento significativo face ao estudo de 2014.

As empresas enfrentam também um número crescente de ameaças, não só sobre os seus dados primários, mas também no que diz respeito a cópias de segurança e à proteção.

Mais de metade das empresas auscultadas (80%) referiram que irão utilizar a cloud pública para menos de uma parte das oito aplicações-chave para o negócio. Além disso, mais de metade afirmou gerir a sua conta de e-mail também a partir da cloud pública, e uma fatia significativa admitiu ter cerca de 30% dos seus ambientes de IT na cloud pública.

Deste modo, a EMC aconselha as organizações a optarem por incluir as suas aplicações na cloud, no que toca à sua estratégia de proteção de dados, uma vez que a maioria dos fornecedores SaaS não facultam proteção contra perda acidental de dados por parte de um colaborador de uma organização.

 

Recomendado pelos leitores

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.