2019-12-06

SEGURANÇA

F5 Solution Day 2019 focada nos desafios da multicloud

No seu evento F5 Solution Day, a F5 reuniu no dia 5 de dezembro, em Lisboa, especialistas do setor para discutir as últimas tendências de segurança e cloud num mundo em constante mudança, e de que forma a sua oferta está a ajudar os clientes a manterem a competitividade neste ambiente

F5 Solution Day 2019 focada nos desafios da multicloud

Tewfik Magherbi, Specialist SE, Cloud - South EMEA da F5

Seja para comunicar com o cliente ou agilizar as suas operações, as empresas dependem cada vez mais de aplicações. Assim sendo, a disponibilidade e salvaguarda dos mesmos tem uma importância vital para o negócio – não apenas para a sua competitividade, mas para a sua própria sobrevivência. A expectativa dos clientes é cada vez mais alta e a experiência de utilizador chega a ter mais relevância para a competitividade do que a própria qualidade dos produtos e serviços.

Se uma aplicação demorar mais de três segundos a responder a uma query, o utilizador vai considerá-la lenta. É nisto que temos de nos concentrar: tornar o data path do código ao cliente a nossa principal prioridade. Porque se este data path não tiver a capacidade de entregar a resposta ao cliente em tempo útil, falhámos”, alerta Or Yaacov, SE South EMEA Director da F5.

A necessidade de simultaneamente garantir a rapidez de resposta e segurança das aplicações traz consigo um conjunto de desafios, especialmente no panorama atual da indústria, em rápida evolução. Por um lado, pela inevitabilidade do multicloud; apesar das suas vantagens de negócio, a orquestração necessária traz consigo um número e uma complexidade de ferramentas que dificultam em muito a segurança, que passa a tomar um lugar secundário em relação à velocidade para o mercado.

Por outro lado, o crescimento do DevOps – indispensável para a agilidade de desenvolvimento e implementação de aplicações – vem a exacerbar ainda mais a complexidade de processos e cria divisão dentro da organização.

Por fim, a própria tecnologia está a mudar: hoje em dia, 87% do tráfego de internet corresponde a API, criando ambientes extremamente complexos nos quais a analítica e a gestão de API se tornam inviáveis. 

Foi em parte para melhor endereçar estes desafios que a F5 investiu na recente aquisição da NGINX, um servidor web de código aberto para serviços de proxy e load-balancing, que passará a operar como unidade de negócio da empresa. Esta aquisição já resultou numa variedade de casos de uso, passando pela melhoria a gestão de aplicações em ambientes tradicionais, serviços end-to-end de gestão do ciclo de vida de API e integração de Kubernetes para serviços de aplicações escaláveis e flexíveis, mitigando a sua complexidade e limitações de performance.

Segurança e agilidade

A framework de segurança não pode reduzir a estabilidade ou flexibilidade do ambiente digital – mas também não pode ser comprometida. Para fazer esta conciliação, Tewfik Magherbi, Specialist SE, Cloud - South EMEA da F5, especifica os princípios orientadores para a conceção de arquiteturas cloud que garantam a segurança e a agilidade dos aplicações.

Em primeiro lugar, a segurança deve ser integrada no ambiente - não adicionada em cima do mesmo. Simultaneamente, é necessário reduzir a dispersão das ferramentas de segurança, visto que a aplicação de ferramentas diferentes em cada aplicações ou unidade de negócio não é escalável e, inevitavelmente, conduz a concessões por limitações financeiras.

Do lado das aplicaçõez, acrescenta, os data paths devem de ter percursos lógicos semelhantes, independentemente da localização física ou dos fornecedores cloud, e os serviços devem ser reutilizáveis, de forma a que, para otimizar o time-to-market de aplicações, seja preciso o mínimo de código original, reutilizando serviços e infraestruturas como bots, autenticação, etc..

Assim, ao conhecer padrões previsíveis, torna-se mais fácil coordenar as equipas de operações, auditoria, compliance e desenvolvimento de forma a reduzir despesas e esforços, visto que podem planear com mais fiabilidade.

Ao ter uma “planta” aplicável a qualquer cloud ou ambiente, o time-to-market ou time-to-migration fica significativamente reduzido. Isto agiliza, também, a evolução futura: como o padrão já está estabelecido, torna-se mais fácil tomar partido de novos serviços e soluções no futuro, tornando o ambiente plug-and-play sem comprometer a segurança.

ARTIGOS RELACIONADOS

SSL Orchestrator da F5 permite ganhar visibilidade do tráfego encriptado
A FUNDO

SSL Orchestrator da F5 permite ganhar visibilidade do tráfego encriptado

LER MAIS

Arquiteturas de Cibersegurança Modulares da F5 Networks
SEGURANÇA

Arquiteturas de Cibersegurança Modulares da F5 Networks

LER MAIS

Arrow Portugal e F5 Networks assinam acordo de distribuição
NEGÓCIOS

Arrow Portugal e F5 Networks assinam acordo de distribuição

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.