2014-7-16

SEGURANÇA

E a última geração em segurança TI é isto:

The Deutsch Typewriter é o ponto mais baixo a que se pode chegar quanto a confiar na segurança das TIC, mas é precisamente isso que o grupo de deputados do Bundestag responsável pela investigação às actividades de espionagem norte-americana vai usar.

E a última geração em segurança TI é isto:

Fotografia de uma maquina alemã Olympia, a falência da confiança nos sistemas de segurança em TI

Uma boa reunião da comissão de inquérito do Bundestag (parlamento federal alemão) às actividade de espionagem da NSA começa com todos os deputados a depositar os telemóveis dentro de uma caixa de ferro e a fechar a tampa. E-mails internos já foram substituídos por memos manuscritos passados de gabinetes em gabinetes por diligentes assistentes pessoais.

A desconfiança nos sistemas de segurança informática e de comunicações é tal, que já foi pedido aos serviços do Bundestag que descubram no depósito boas e velhas máquinas de escrever, e de acordo com o deputado da CDU Patrick Sensburg: " - das mecânicas, nada das eléctricas".

Estas revelações foram tornadas públicas na última segunda-feira numa entrevista com o líder da comissão do Bundestag  que investiga a espionagem electrónica da NSA num programa intitulado "Morgenmagazin",  do canal de televisão ARD. 

Perante a incredulidade da jornalista face ao aparente absurdo, Patrick Sensburg esclareceu:

"Ao contrário de outras comissões de inquérito, estamos a investigar uma situação em curso. Actividades de espionagem ainda estão em andamento, estão a acontecer agora" , afirmou Sensburg.

Os casos de espionagem electrónica da NSA continuam a acontecer aos mais altos níveis do Estado Alemão, de acordo com a edição em língua inglesa da revista Der Spiegel (http://www.spiegel.de/international), o que leva as autoridades alemãs a tomarem medidas pouco convencionais, como evitar telemóveis ou passar a utilizar máquinas de escrever mecânicas para documentos "sensíveis".

A Federação Russa, perante a mesma ameaça de espionagem, encomendou no ano passado dezenas de máquinas de escrever Triumph Adler, com a particularidade de terem sido "chumbadas" novas tipografias que tornam a escrita subtilmente diferente para que os documentos possam ser identificados, algo cuja memória nos leva as técnicas forenses dos clássicos livros policiais de meados do século XX.

Estas medidas revelam uma falência da confiança de políticos e altos funcionários nos seus próprios sistemas de segurança TI em vários países, e levam a reacções protecionistas e isolacionistas, como é o caso da nova lei aprovada na Federação Russa, que vai obrigar a que todos os servidores de e-mail e web dos ISP russos estejam em solo da Federação, das barreiras colocadas pelo governo Chinês ao Windows 8 ou da iniciativa germânica do e-mail made in Germany.

Leia mais sobre a iniciativa alemã de e-mail seguro

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.