2020-2-27

SEGURANÇA

Descoberto ataque que permite malware a comunicar com firewall

O Cloud Snooper foi descoberto pela SophosLabs e é um sofisticado ataque que utiliza uma combinação única de várias técnicas

Sophos relatório da SophosLabs sobre o Cloud Snooper, um sofisticado ataque que utiliza uma combinação única de técnicas para permitir que o malware nos servidores comunique livremente com os servidores de comando e controlo através de firewalls.

O relatório desconstrói as táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) utilizados no ataque. A SophosLabs acredita que o ataque foi obra de um Estado-nação motivado pela espionagem.

Como é detalhado no relatório, os TTPs utilizados em conjunto incluem: um rootkit para evitar as políticas da firewall, uma técnica rara para obter acesso aos servidores disfarçando-se de tráfego normal; e um payload de backdoor que partilha código malicioso entre os sistemas operativos, tanto Windows como Linux, uma abordagem que é conhecida, mas invulgar.

Se cada elemento individual foi observado anteriormente em ataques por adversários altamente qualificados, nunca tinham sido encontrados em conjunto. A Sophos espera que este pacote de TTPs chegue até aos ramos inferiores da hierarquia cibercriminosa e seja utilizado como modelo para novos ataques contra firewalls.

Esta é a primeira vez que observamos uma fórmula de ataque que combina uma técnica para contornar a firewall com um payload multiplataforma, direcionado tanto para os sistemas Windows como Linux. As equipas de segurança de TI e os gestores de rede necessitam de ser diligentes na reparação de todos os serviços direcionados para o exterior, para impedir os atacantes de evadir as políticas de segurança da firewall e da cloud”, refere Sergei Shevchenko, Threat Research Manager da SophosLabs. “As equipas de segurança de TI precisam também de se proteger contra os ataques multiplataforma. Até ao momento, os ativos baseados em Windows têm sido o alvo típico, mas os atacantes estão a começar a considerar mais os sistemas Linux, tendo em conta que os serviços cloud se tornaram áreas mais populares. É uma questão de tempo até que mais cibercriminosos adotem estas técnicas”.

Recomendado pelos leitores

92% das equipas de cibersegurança carecem de ferramentas de prevenção
SEGURANÇA

92% das equipas de cibersegurança carecem de ferramentas de prevenção

LER MAIS

Hackers continuam a espiar PME
SEGURANÇA

Hackers continuam a espiar PME

LER MAIS

Perto de um terço dos ataques bem-sucedidos usam ferramentas legítimas
SEGURANÇA

Perto de um terço dos ataques bem-sucedidos usam ferramentas legítimas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 70 SETEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 70 SETEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.