2016-1-22

SEGURANÇA

Crime de falsidade informática em investigação

O Ministério Público suspeita de um crime fiscal praticado em restaurantes portugueses por utilização de um software de faturação que omite parte da faturação.

Crime de falsidade informática em investigação

O Ministério Público realizou buscas, até agora, em 18 restaurantes do continente  por suspeitas de fraude na faturação com recurso a adulteração do software.
Na prática, é o regresso da famosa “caixa B” , agora em versão de software com prévia certificação pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Do esquema resulta a perda de receitas fiscais diretamente no IVA recolhido e indiretamente no IRC anual dessas  empresas.

O nome da softwarehouse não foi divulgado, e também ainda não é claro tratar-se de uma vulnerabilidade do programa explorada pelos utilizadores/instaladores, ou se o programa foi mesmo desenhado para permitir a não contabilização de parte das receitas de caixa.

O aumento do IVA da restauração colocou uma enorme pressão financeira sobre os restaurantes, que na generalidade dos casos optaram por não fazer repercutir este aumento no preço final das refeições para não perder clientes.

A operação denominada de "Gourmet”, curiosamente o mesmo nome escolhido pelas autoridades brasileiras numa operação similar em 2014, agora promovida pelo  Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), envolveu 22 elementos da AT e 50 elementos da policia judiciária nos quais estavam integrados agentes com conhecimentos informáticos.

Esta não é a primeira vez que o software pré-certificado pela Autoridade Tributária é manipulado posteriormente - em abril de 2014 a operação “fatura suspensa” gerou 108 arguidos.

Em causa poderão estar crimes com uma moldura penal muito grave, pois trata-se de burla agravada, fraude fiscal e falsidade informática.

Recomendado pelos leitores

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.