2014-5-12

SEGURANÇA

Como transferir dinheiro de forma segura

A Kaspersky propõe um conjunto de medidas simples para realizar operações financeiras online sem que os cibercriminosos as interceptem.

Como transferir dinheiro de forma segura

A segurança online está na ordem do dia e um dos procedimentos que mais questões levanta é o das operações financeiras, desde o pagamento de impostos às compras online, passando pelas habituais operações de home banking. Em qualquer um destes procedimentos de movimentação de dinheiro importa estar seguro, pelo que a Kaspersky propõe uma série de regras a seguir sempre que realize operações financeiras pela Internet:

- Antes de realizar qualquer transacção online, assegure-se de que o seu computador ou dispositivo móvel está bem protegido. Para começar, verifique se o sistema operativo e qualquer software ou aplicação que vá executar para a transacção estão actualizados.

- Se tiver um computador tradicional, verifique que está a operar com a última versão do Windows, OS X ou de qualquer outro sistema operativo. No Windows há uma opção que permite instalar as actualizações de forma automática.

- Se tiver um Mac, certifique-se que respeita a notificação de actualizações disponíveis - só necessita de clicar no ícone da App Store e iniciar a instalação assim que possível.

- Não se esqueça de fazer uma verificação da versão do browser. Depois de ter verificado tudo isto (basta entrar no menu de configuração do browser), está pronto para começar.

- No caso dos dispositivos móveis, é mais provável que utilize uma aplicação específica para as transferências, pelo que deve assegurar-se de que também esta aplicação está actualizada. Entretanto, certifique-se de que actualiza todas as suas apps, já que um cibercriminoso pode aceder ao seu dispositivo através de outra aplicação vulnerável. Não obstante, deve-se ter sempre o sistema operativo actualizado, independentemente de ser iOS, Android, Blackberry ou Windows Mobile.

- Por fim, para proteger os seus dispositivos, instale um programa antivírus sólido no seu smartphone e no seu computador tradicional. Já sabe que um malware pode ser um problema para a sua máquina, mas ultimamente os cibercriminosos estão a atacar cada vez mais a plataforma Android, sobretudo com malware bancário. Um antivírus robusto garante protecção contra esse tipo de malware, concebido especificamente para roubar informação financeira pessoal dos dispositivos através dos quais as transferências são feitas. Além disso, alguns produtos antivírus contam com a funcionalidade de ‘pagamento seguro’ que permite operações de pagamento só através das páginas web introduzidas pelo utilizador numa lista de sites fidedignos.

- Verifique se as páginas web que visita são também seguras. Evite os serviços para transferências de dinheiro que não conheça.
Depois de ter escolhido o serviço que quer utilizar, assegure-se de que este conta com um sistema de encriptação robusto. Olhe para a barra de endereços e veja se aparece lá um pequeno cadeado e o protocolo “HTTPS”: se assim for, os seus dados serão transmitidos de forma encriptada.

- Veja se há anúncios em banners suspeitos, que podem ser adware usado pelos criminosos para roubar informação enquanto está a navegar; esta é a razão pela qual é importante escolher um serviço de pagamento de confiança. Assegure-se, ainda, de que se trata da página legítima.

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.