2019-6-21

SEGURANÇA

Advertorial

Cibersegurança: uma preocupação e uma prioridade de todos

Especialistas em segurança cibernética são unânimes: o número de ataques de ransomware disparou nos últimos anos, levantando algumas preocupações importantes

Cibersegurança: uma preocupação e uma prioridade de todos

Quais são os riscos inerentes ao aumento destes ataques?

Quais são as ações que devem ser tomadas para se proteger?

Este artigo vai ajudá-lo a conhecer mais de perto a dura realidade dos crimes informáticos e como a tecnologia inovadora da SonicWall faz realmente a diferença no mercado da cibersegurança.

Quais são os riscos?

Um estudo recente concluiu que a maioria das empresas está seriamente assustada com a possibilidade de um ataque cibernético. Quase 80% dos inquiridos admitiram aumentar o investimento em proteção a curto prazo. O que antes era considerado ficção hoje está a tornar-se realidade.

Recorda-se da série de filmes “Die Hard”? No quarto filme da série é retratado um ciberataque em grande escala que tinha como objetivo afetar as operações de transporte de uma cidade, sistemas financeiros, serviços públicos e infraestruturas de comunicação. O medo e a confusão provocados por este ataque permitiram que os terroristas desviassem enormes somas de dinheiro sem que fossem detectados. Incidentes modernos de segurança cibernética sugerem que os terroristas desenvolveram estas capacidades, de modo que nos próximos anos não é de surpreender que um ataque multifacetado com estas características possa ocorrer.

Com o constante aumento de dispositivos electrónicos e de utilizadores, incremento de operações online e de informações guardadas na rede e na nuvem, a segurança no ciberespaço tem-se tornado uma preocupação diária para utilizadores, empresas e organismos públicos.

 

Em 2018 foram bloqueados mais de 10,52 biliões de ataques malware, o número mais alto registado pela SonicWall

 

Com a entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) a segurança da informação tornou-se tema do dia. Um ano depois da entrada em vigor do novo regulamento ainda se debate em Portugal o chamado “regime de exceção” do setor público, no entanto ainda não existe uma lei clara pelo que esta é uma oportunidade clara para investir séria e rapidamente, na segurança informática. Os desafios não são tão simples quando falamos de segurança de redes. De acordo com o Relatório de Ameaças Cibernéticas 2019, publicado recentemente pela SonicWall, ao longo do ano passado foram bloqueados mais de 10,52 biliões de ataques malware, o número mais alto registrado pela SonicWall. A empresa destaca ainda que identificou quase 75 mil ataques nunca antes vistos em 2018.

“A guerra cibernética não tem preconceito nem faz distinção. Quando uma rede, identidade, dispositivo ou dados têm valor – particularmente informações ligadas à propriedade intelectual, financeiras, ficheiros sensíveis, infraestruturas e governamentais – os cibercriminosos identificam, localizam e atacam sem qualquer piedade”. Esta é a frase introdutória da SonicWall no seu Relatório Anual.

Como evitar então este cenário?

No contexto atual de insegurança, é necessário adotar uma abordagem e soluções de segurança de rede que utilizem recursos de inteligência artificial e machine learning. Recursos como estes proporcionam monitorização e visibilidade das ameaças em tempo real e, também, definem padrões e vereditos sobre potenciais ameaças “Zero Day”.

A SonicWall acredita que este tipo de abordagem automatizada de prevenção contra violações em tempo real, é a chave para garantir a proteção dos dados pessoais, independentemente da dimensão das empresas.

Como é que a SonicWall pode ajudar?

Para isto a SonicWall continua a investir num inovador portfolio de soluções de segurança de rede através dos seus:

  • Firewalls de última geração com diferentes recursos de análise contra intrusões, análise em tempo real de tráfego SSL/TSL, Sanbox contra ameaças persistentes e avançadas, etc
  • Pontos de acesso sem fios de alto rendimento com os mesmos recursos de segurança de redes cabladas
  • Segurança de acesso remoto através de VPNs seguras
  • Segurança para acesso a aplicações na nuvem Saas (MS Office 365, Google G Suite, Dropbox) e Iaas (Azure, AWS)
  • Segurança para dispositivos móveis e IoT
  • Segurança de e-mail com recursos integrados de sandboxing e Dmark
  • Analisadores de risco em tempo real

Nos seus 27 anos de existência a SonicWall continua a estar na linha da frente do combate ao cibercrime. Para a SonicWall isto significa oferecer soluções poderosas de segurança mas com um valor competitivo para pequenas e médias empresas, corporações e agências governamentais.

Invista em segurança, invista em proteção, invista em SonicWall.

Fonte: SonicWall e Ingram Micro
Soluções disponíveis na Ingram Micro Portugal

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext para a Ingram Micro Portugal e SonicWall

Recomendado pelos leitores

Mercado de SASE cresce 31% em 2023
SEGURANÇA

Mercado de SASE cresce 31% em 2023

LER MAIS

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA
SEGURANÇA

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.