Nuno Mendes, CEO da WhiteHat em 2021-3-02

SEGURANÇA

Advertorial

Cibersegurança e o caminho a percorrer

De acordo com o relatório de Cibersegurança em Portugal – Sociedade 2020 do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), divulgado em dezembro passado, relativamente a medidas de segurança adotadas pelas empesas, revela que Portugal apresenta números acima da média da União Europeia (ex.: autenticação forte, cifragem de dados, backup off-site, entre outras medidas)

Cibersegurança e o caminho a percorrer

Nuno Mendes, CEO da WhiteHat

Contudo, o mesmo relatório revela que Portugal tem tido um desempenho abaixo da média europeia no que diz respeito à adoção e atualização de políticas de segurança nas empresas. Ou seja, as empresas portuguesas estarão a adquirir tecnologia de segurança (embora considere bastantes otimistas os números da Eurostat patentes no relatório) mas não estão a acompanhar os Parceiros no que concerne à adoção de políticas de segurança ou atualização das mesmas. Apenas 28% das empresas portuguesas adotam políticas de segurança de IT definidas ou revistas, face à média de 34% verificada no resto da União Europeia. Os mesmos valores aplicam-se à adoção de recomendações sobre medidas, práticas e procedimentos em segurança nas TIC.

Efetivamente, a visibilidade que temos através de indicadores fornecidos pelos nossos Parceiros e clientes é que nas micro e pequenas empresas em Portugal, domina a escassez de acompanhamento focado em Cibersegurança e a tecnologia adotada é por vezes insuficiente e / ou mal implementada. Frequentemente são implementadas soluções de segurança como anti-malware ou backup on-site mas não existe nenhum tipo de monitorização, alarmística ou mesmo gestão.

Nuno Mendes - CEO WhiteHat

Nesta matéria, a adoção de modelos de serviços baseados em MSP (Managed Service Providers) permitirão ao Canal explorar novas e emergentes oportunidades de negócio. Ao adotar tecnologias de Cibersegurança, em modelo MSP e com ferramentas de gestão centralizada na web, os fornecedores de serviços de IT estarão a rentabilizar os seus recursos e negócio. Por um lado, através da otimização do tempo de recursos técnicos e administrativos (gestão remota, licenciamento simplificado on- -demand) e por outro, através de vantagem financeira obtida pela economia de escala (mais clientes / licenças, menor valor).

No âmbito geral, no que se refere ao caminho do mercado da Cibersegurança em Portugal, existe ainda um longo caminho a ser feito ao nível da perceção real do ciber-risco, em diferentes frentes. O Canal deverá ser mais assertivo na comunicação do risco aos seus clientes, sendo importante reforçar perante os decisores os impactos que o ciber-risco pode ter especificamente em cada organização. Isto pode ser conseguido recorrendo à elaboração de relatórios executivos, simplificados e numa linguagem que seja percetível aos decisores. É importante demonstrar os prejuízos financeiros (diretos e indiretos) que podem advir de um ataque à sua organização (ex.: custos associados a reposição de dados e sistemas, resolução de falhas de segurança pós-ataque, alterações de credenciais de utilizadores, análise de logs / eventos, processos legais, etc.).

Resumindo, a WhiteHat possui em portfólio as principais tecnologias de Cibersegurança a implementar em qualquer tipo de organizações, nomeadamente: Anti-malware, Anti-spam, segurança Microsoft 365, 2FA - Two-factor Authentication, Cloud Sandboxing, Encriptação, DLP - Data Loss Prevention, Backup e Disaster Recovery, SD-WAN, Balanceamento de Tráfego, UTM, entre outras.

Para fazer face ao caminho a percorrer na Cibersegurança em Portugal, os fabricantes, distribuidores e integradores deverão trabalhar em Parceria e proximidade, de forma a aproveitar as sinergias entre todos e fornecer as melhores soluções integradas de segurança, assim como o respetivo acompanhamento às organizações nacionais.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela WhiteHat

TAGS

WhiteHat

Recomendado pelos leitores

Mercado de SASE cresce 31% em 2023
SEGURANÇA

Mercado de SASE cresce 31% em 2023

LER MAIS

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA
SEGURANÇA

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.