2020-3-31

SEGURANÇA

Cibercriminosos focam-se em domínios Zoom

Tanto o Zoom como outras plataformas de comunicação estão a ser alvo de uma nova técnica de phishing onde são criados domínios com referência à ferramenta que levem ao engano dos utilizadores

Enquanto se combate o COVID-19, muitos países implementaram medidas de prevenção. Escolas fechadas, comunidades inteiras a serem convidadas a ficar em casa e muitas organizações a permitirem aos seus empregados a trabalhar remotamente. 

Como resultado, as plataformas de vídeocomunicação tornaram-se na nova norma de comunicação. Com o aumento do interesse e utilização deste tipo de plataforma, os cibercriminosos estão a atacar de novo. A equipa de investigação da Check Point Research descobriu uma nova técnica que pode ter permitido identificar e entrar em reuniões de Zoom ativas

As plataformas de comunicação online tornaram-se essenciais para organizações e indivíduos, mas é importante considerar algumas dicas para uma experiência segura no Zoom, o mais popular serviço de vídeo conferência, utilizado por mais de 60% das empresas listadas na Fortune 500. 

Nas últimas semanas, foi notório o aumento de registo de domínios incluindo a palavra “Zoom”, que é uma das plataformas mais comuns em todo o mundo. Desde o início do ano, mais de 1.700 novos domínios foram registados e 25% destes foram registados só na semana passada, onde 4% destes domínios, agora registados, continham características suspeitas. No entanto, o Zoom não é a única aplicação alvo dos cibercriminosos. 

A equipa de investigadores da Check Point também detetou ficheiros com nomes suspetios, tais como “zoom-us-zoom_##########.exe” e “microsoft-teams_V#mu#D_##########.exe” (# representam vários dígitos). Ao executar estes ficheiros levará à instalação do InstallCore PUA mno computador da vítima, permitindo a instalação de software malicioso.

Recomendado pelos leitores

É este o maior ciberataque de sempre?
SEGURANÇA

É este o maior ciberataque de sempre?

LER MAIS

SolarWinds lançam correção depois de campanha de hacking
SEGURANÇA

SolarWinds lançam correção depois de campanha de hacking

LER MAIS

As principais ciberameaças em 2021
SEGURANÇA

As principais ciberameaças em 2021

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.