2023-2-27

SEGURANÇA

Advertorial

Ciber Resiliência: o chavão para 2023

Sabemos que vivemos num mundo cada vez mais digital, e por esse facto, a cibersegurança é um tema que ganha uma crescente e crítica notoriedade no contexto das empresas, e também entre as pessoas, principalmente tendo em conta o exponencial aumento dos ataques virtuais e as novas tecnologias lançadas nos últimos anos

Ciber Resiliência: o chavão para 2023

Ciber Resiliência e Segurança podem ser duas conceções que facilmente se confundem entre si, contudo, ambas possuem características muito próprias. No caso da Segurança, deveremos ter em conta tudo o que são tecnologias, processos e medidas projetadas para proteger os sistemas, as redes e os dados contra o cibercrime. Trata-se de reduzir o risco de um ataque por via de soluções que devem funcionar sem comprometer a usabilidade dos sistemas. A (Ciber) Resiliência constitui a mais recente abordagem para a proteção contra ataques digitais. Trata-se de um conjunto de práticas, que vão desde a segurança da informação à resposta a desastres, para garantir a continuidade das operações em qualquer cenário.

É justamente através da evolução das ameaças e da regulamentação, que a capacidade de Resiliência Cibernética se torna indispensável nas Organizações. O Cyber Resilience Act é mais uma peça legislativa que deve complementar o enquadramento da cibersegurança na Europa, onde se incluem a diretiva NIS (sobre a segurança das redes e sistemas de informação) e o Cybersecurity Act, assim como a nova diretiva NIS 2.0, preparada para um nível mais elevado de cibersegurança na Europa. É de salientar aliás, que, no passado dia 30 de novembro, a Autoridade Europeia para a Proteção de Dados (AEPD/EDPS) e a Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA), foram signatárias de um assinalável memorandum de entendimento.

Na senda da estratégia de cibersegurança da União para a década digital, emanada em conjunto pelo Parlamento e Conselho Europeus, do qual nascem as Diretivas NIS e NIS 2.0, as duas entidades a AEPD/EDPS - autoridade de supervisão independente responsável por assegurar que os direitos à privacidade e proteção de dados são respeitados pelas instituições e órgãos da União Europeia, e a ENISA – agência da União, dedicada à aquisição de um nível mais elevado comum de cibersegurança, em toda a Europa – reconhecendo interesses comuns, firmaram a sua cooperação estratégica e a intenção de definir, estabelecer, e promover um quadro comum de atuação para as áreas da cibersegurança e proteção de dados, que vigorará nos próximos 5 anos.

A NIS 2.0 alarga o âmbito de um conjunto de obrigações relacionadas com a diligência da cadeia de fornecimento/abastecimento, exigindo que as entidades implementem medidas de gestão do risco cibernético, que incluem requisitos de mitigação do risco de segurança e due diligence de terceiros, aplicável aos setores e entidades já referenciados pela NIS: operadores de serviços essenciais, infraestruturas críticas e administração pública, porém, agora deixando margem aos Estados- Membros para que incluam, no âmbito destas obrigações, as entidades que possam ser consideradas importantes no seu país.

Aquela cooperação, fazia já parte das intenções anunciadas na estratégia da AEPD/ EDPS para 2020-2024, com a finalidade de contribuir para a conformação de um futuro digital mais seguro. O entendimento assenta, essencialmente, na concordância em apresentar um plano estratégico para promover a sensibilização, ciberhigiene, privacidade e proteção de dados nas Instituições, Agências e Órgãos da União, bem como à adoção de tecnologias que melhorem a privacidade dos titulares dos dados e fortaleçam as capacidades daquelas instituições.

Neste caminho, esta combinação de sinergias tornará ainda mais preponderante o papel que a Cibersegurança e a Privacidade assumem – e continuarão a assumir – seja no modelo de desenvolvimento económico que as Empresas e Organizações devem adotar, seja em prol da proteção dos seus ativos e dos titulares dos dados pessoais. Tem sido esta a missão da VisionWare, sensibilizar, alertar e preparar as Empresas para o cumprimento legal com as demais normativas europeias, ajudando a enfrentar os desafios da Era digital, investindo fortemente na tríade de segurança (pessoas, processos e tecnologia), consolidando uma abordagem holística, integrada e preventiva da Segurança da Informação.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela VisionWare

TAGS

VisionWare

Recomendado pelos leitores

Mercado de SASE cresce 31% em 2023
SEGURANÇA

Mercado de SASE cresce 31% em 2023

LER MAIS

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA
SEGURANÇA

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.