2015-5-11

SECURITY

Check Point lança Mapa Mundial de Ciberameaças

O mapa mostra os ataques detetados em todo o mundo pela rede de gateways do fabricante, mostrando o seu país de origem, país de destino e tipo de ataque, com estatísticas diárias

Check Point lança Mapa Mundial de Ciberameaças

A base de dados da Threatcloud conta com mais de 250 milhões de endereços analisados para a descoberta de bots, mais de 11 milhões de assinaturas de malware e mais de 5,5 milhões de websites infetados.

A Check Point deu a conhecer o ‘Mapa ThreatCloud Mundial de Ciberameaças’, uma ferramenta que permite visualizar como e onde estão a ter lugar os ciberataques a nível mundial, em tempo real.
O Mapa tem por base a inteligência da solução ThreatCloud, que proporciona dados sobre ameaças e tendências de ataques através de uma rede mundial de sensores dedicados. A base de dados da Threatcloud conta com mais de 250 milhões de endereços analisados para a descoberta de bots, mais de 11 milhões de assinaturas de malware e mais de 5,5 milhões de websites infetados, permitindo a identificação de milhões de tipos de malware diariamente.

Entre as estatísticas chave incluídas diariamente no Mapa ThreatCloud encontram-se: os 10 principais países de origem dos ciberataques; os 10 principais países de destino dos ciberataques; tipologias de ataque (comunicação de bots, acesso a fontes maliciosas, transferência de ficheiros maliciosos, spam); total de ataques diários; dados específicos de cada país, onde se mostram as médias de infecção e tipos de ciberataques mais comuns, por semanas e meses.

“Para as organizações pode ser complicado captar a velocidade ou a escala global dos ataques”, sublinha Marie Hattar, diretora de Marketing da Check Point. “Queríamos, por isso, desenvolver uma ferramenta que ajudasse as empresas a entender o ritmo vertiginoso a que se move o panorama actual das ameaças, com o objectivo de poderem tomar medidas para fortalecer as suas implementações de segurança e defender-se melhor dos ataques”.

A Check Point ThreatCloud recolhe dados da numerosa rede global de sensores e da própria equipa de investigação da companhia e distribui esta informação directamente pelos gateways dos clientes, proporcionando inteligência e tendências de ataque em tempo real, para reforçar a proteção contra bots, APTs e outras formas sofisticadas de malware. A ThreatCloud IntelliStore, o primeiro Marketplace de inteligência sobre ameaças da indústria, que alimenta a nova ferramenta, permite às empresas escolher entre uma ampla gama de fontes de inteligência, consoante as suas necessidades de negócio, usando esta informação para identificar e centrar-se nas ameaças avançadas e detê-las de forma proativa.

Recomendado pelos leitores

Commvault lança solução para ajudar na recuperação de um ataque
SECURITY

Commvault lança solução para ajudar na recuperação de um ataque

LER MAIS

Verizon: exploração de vulnerabilidades para acesso inicial quase triplicou
SECURITY

Verizon: exploração de vulnerabilidades para acesso inicial quase triplicou

LER MAIS

Incidentes de segurança na cloud aumentam para 61% em 2024
SECURITY

Incidentes de segurança na cloud aumentam para 61% em 2024

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.